Para criamos uma mala direta devemos ter um arquivo de dados exportado para formato .csv vindo de qualquer aplicação ou podemos criar uma no Gnumeric, conforme o exemplo abaixo.
A primeira linha sera usada sempre como campo para os registros da base de dados.
No Gnumeric após criada a base de dados, ir no menu Dados/Exportar Dados/Exportar para CSV, em Tipo de arquivo deixe selecionado Arquivo separado por vírgula e escolha onde salvar e digite um nome para o mesmo como dados1.csv ou aceite o nome padrão e clique em Gravar.
Ao ser exibido a janela acima, clique em Sim.
Pronto, feche o Gnumeric, sem precisar salvar o documento atual caso não deseja fazer uso desta base de dados permanentemente, pois o que nos interessa aqui é a base de dados exportada para CSV.
No Abiword
Execute o processador de texto Abiword, crie os dizeres da sua mala direta, personalize com cores de texto e figura depois você insere todos os campos desejados e mova os mesmos para a posição desejada no documento usando as teclas TAB, barra de espaço e Enter no documento e escreva a descrição do campo ao lado do nome do campo.
Inserido os campos da mala direta
No Abiword, acesse Inserir/Campo de Mala direta clique no botão Abrir Arquivo e localize o arquivo CSV e clique em Abrir, depois alterne para a janela "Inserir Campo de Mala Direta", selecione o campo desejado e clique em Inserir.
Exemplo abaixo pronto da montagem da mala direta
Pronto, agora salve o documento com o nome de evento.abw
Mesclando todos os registros da mala direta
Agora vamos mesclar todos os registros do arquivo dados1.cvs, para o formato pdf no Abiword executando o comando abaixo em uma janela de terminal.
$ abiword -m dados1.csv --to=pdf --to=evento.pdf evento.abw
Onde:
dados1.csv = base de dados existente ou criada no gnumeric e exportada no formato .csv
--to=pdf = para exportar para o formato pdf
--to=evento.pdf = no segundo --to vai o nome desejado para o arquivo de saída sendo um arquivo por registro, gerando nomes com sulfixo numérico como evento.pdf-0, evento.pdf-1, evento.pdf-2 e assim sucessivamente.
evento.abw = nome do documento do abiword que contém os campos inseridos e o seu texto.
Unindo todos os registros em apenas um único arquivo pdf
$ gs -q -dNOPAUSE -dBATCH -sDEVICE=pdfwrite
-sOutputFile=eventounidos.pdf -f evento.pdf-*
Todos os arquivos que iniciam sempre com o prefixo de evento.pdf- foram unidos em um arquivo somente de nome eventounidos.pdf, bastando agora abrir o arquivo eventounidos.pdf com seu visualizador de pdf e imprimir toda a mala direta.
Na tela abaixo temos um conteúdo de um registro mesclado no formato pdf.
Procedimento feito usando o Abiword versão 3.0.1
Nenhum comentário:
Postar um comentário