sábado, 23 de março de 2019

Instalação do Linux em dual boot com Windows 10 em notebook Samsung


A instalação foi realizada em um notebook Samsung  Essentials E30  com cpu Intel Core i3 7020U e Placa de Vídeo Intel HD Graphics 620 (Compartilhada), Tela de 15.6" Full HD LED com Windows 10, onde todo hardware é 100% compatível com Linux, ou seja, placa de rede cabeada, placa de rede Wi-Fi, Bluetooth, placa de som e webcam.
A referência completa para o Samsung  Essentials E30 utilizado aqui é NP350XAA-KF3BR lembrando que existem várias versões do E 30 sempre mudando alguma coisa entre elas como cpu, tela, memória, tamanho do disco, podendo até as placas de rede física, Wi-Fi e som serem diferentes além de possuir placa de vídeo híbrida, ter ou não ter Bluetooth, o que poderá neste caso alguma coisa não ser compatível com Linux.

A disto Linux utilizada pra instalação foi o Lubuntu 16.04.6  64 bits que reconheceu todo o hardware rodando via live pendrive, sendo a mesma coisa depois de instalada no HD.

Como o notebook é novo optei em preservar o Windows 10 pra efeito de não perder garantia do equipamento embora que alguns fabricantes dizem que não perde a garantia, mas neste caso não darão nenhum suporte a outro sistema operacional diferente da instalação de fábrica (a garantia é sobre o hardware e não sobre o software instalado neste caso).

Antes de instalar o Linux para fazer um dual boot com Windows 10, pesquisei muito na Internet, sobre o assunto e alguns tinha que alterar de 2 a 4 opções na bios  e sendo que estas opções varia muito de nomes de uma marca para outra e de modelo também, pois esta é a minha primeira instalação em um notebook com UEFI e Secure Boot e tinha que dá certo de primeira.


Advertência

Faça o procedimento abaixo por sua conta e risco, pois uma das leis Murphy é: “Se alguma coisa pode dar errado, dará. E mais, dará errado da pior maneira, no pior momento e de modo que cause o maior dano possível”.

Procedimentos antes da instalação

Para fazer dual boot com Linux faça estes procedimentos no Windows 10 antes:

1- Desativar Ligar inicialização rápida do Windows

Acesse Aplicativos/Painel de Controle/Opções de energia, clique em “Escolher função do botão de energia”. Clique em Alterar configurações não disponíveis no momento, para liberar os itens de Configurações do desligamento.

Desmarque a opção “Ligar inicialização rápida”, depois clique no botão Salvar alterações.

Pronto, agora quando você reiniciar o computador para entrar no Linux a partição Windows será montada automaticamente com acesso de leitura/escrita se a mesma estiver configurada para isto no Linux.

Importante:
Com o procedimento feito acima você poderá gravar arquivos normalmente na partição Windows toda vez que utilizar o Linux sem problemas, mas se no Linux você colocar o computador para Suspender/Hibernação apenas uma única vez, você não terá mais acesso a gravação na partição Windows e a mesma não será mais montada automaticamente pelo Linux devido ao status do arquivo de hibernação que será detectado pelo Linux (da minha experiência em dual boot usando Windows 8.1 com Linux em um micro desktop).

A solução definitiva onde você poderá colocar o computador em modo suspenso ou hibernado pelo Linux sem afetar a gravação de arquivos na partição Windows é:

Clique com o botão direito do mouse no menu Iniciar e escolha o item PowerShell (Admin), depois no prompt de comando digite os comandos abaixo:

powercfg -h off   (tecle Enter) serve para desativar arquivo de hibernação

powercfg -h on   (tecle Enter) serve para ativar o arquivo de hibernação caso desejar tê-lo de volta.

Ao digitar o comando powercfg -h off o arquivo de hibernação é desligado na hora não sendo preciso reiniciar o Windows pra entrar em efeito e você terá acesso à partição Windows pelo Linux podendo a mesma ser montada como leitura e escrita normalmente agora.

Nota:
Ao desligar o arquivo de hibernação com o comando powercfg -h off, a opção “Ligar inicialização rápida” em “Configurações de desligamento” no Painel de Controle (Hardware e Sons/Opções de energia/Alterar funcionamento dos botões de energia) desaparecerá, sendo que ela somente aparecerá de volta quando você ligar a hibernação com o comando  powercfg -h on.


2- Desfragmentar o seu HD 

É recomendável desfragmentar a partição que o seu Windows está instalado antes de usar o particionador nativo do Windows para poder criar uma nova partição utilizando um espaço vazio da partição Windows, lembrando que este processo pode ser bastante demorado em um HD de 1 TB.

Execute o Meu Computador, seleciona a unidade C: e clique com o botão direito em cima da mesma, no menu suspenso escolha Propriedades, guia Ferramentas, clique em Otimizar, na janela Otimizar unidades, clique no botão Otimizar.

3- Particionando o seu HD

Clique com o botão direito em cima do menu Iniciar e escolha o item “Gerenciamento de disco” e selecione a unidade C: onde o Windows está instalado.

Aceite o tamanho para redução sugerido pelo particionador que será aproximadamente a metade do espaço disponível do HD, ou digite um tamanho menor para a nova partição caso deseja deixar um espaço maior para o Windows.

Nota:
Se você deseja criar várias partições a partir deste espaço livre criado, recomendo que faça pelo boot do live pendrive do Lubuntu antes ou durante a instalação do sistema no HD que será bem mais fácil do que usar o particionador do Windows.


4-  Criando o pendrive de boot

Criando o pendrive de boot no Windows 10

Se você somente tem este notebook, baixe o Rufus na página oficial em https://rufus.ie/ e depois de instalado, insira o pendrive na usb, execute o Rufus.

Selecione o dispositivo do pendrive, selecione a imagem ISO, em Tipo de partição escolha GPT em Sistema de arquivos selecione FAT32, depois clique em Aplicar.

IMPORTANTE:
A imagem ISO deve obrigatoriamente ser uma distro de 64 bits para um HD em formato GPT e uso do UEFI.

Criando o pendrive de boot no Linux

Se você tem outro computador em casa com Linux, você pode criar o pendrive de boot instalando o Etcher, acesse https://www.balena.io/etcher/ que é muito mais fácil, clique em Download, onde será baixado um arquivo .zip que conterá neste pacote o executável em formato .AppImage que rodará em qualquer distro Linux sem instalar no sistema.

Descompactando e executando o Etcher no terminal.
$ 7z x balena-etcher-electron-1.5.5-linux-x64.zip
$ ./balena-etcher-electron-1.5.5-x86_64.AppImage

Selecione a onde está imagem ISO, selecione o device do pendrive (somente se tiver mais que um pendrive conectado ao pc, pois caso contrário o mesmo já estará listado automaticamente pra ser usado), e clique em Flash.

Notas:
O pendrive deve está desmontado.

Alternativamente você pode acessar a página do projeto em https://github.com/balena-io/etcher/releases e escolher entre os formatos .deb, rpm, source code, zip, exe, AppImage e dmg.


5- Configuração da Bios



A bios deste notebook Samsung é totalmente gráfica com suporte ao mouse e com pouquíssimas opções para mexer.
Insira o pendrive já com a imagem ISO gravada nele e reinicie o notebook e aperte a tecla F2 onde você terá que alterar apenas duas opções importantes no ladrilho Boot para este modelo de notebook.
Em “Secure Boot Control” deslize a chave para OFF.

Ao desligar o Secure Boot, surgirá uma caixa de seleção em “Fast Bios Mode” para escolher opções, selecione a opção “CSM e UEFI OS”.

Agora devemos habiltar o boot pelo pendrive, ainda no ladrilho Boot, clique em “Boot Device Priority” em Boot Option #1 selecione UEFI: Generic Flash Disk 8.07  (forma como é reconhecido o meu pendrive)

Clique no botão Save para salvar as alterações feitas na bios e reiniciar o notebook.


6- Boot pelo pendrive

No boot pelo pendrive escolha a primeira opção "Experimentar o Lubuntu sem instalar" para verificar algo antes, testar ou usar o Gparted a partir daqui, ficando ao seu critério, depois é só clicar no ícone “Instalar o Lubuntu 16.04.6 LTS” que está na sua área de trabalho, ou para usuários mais experientes use a segunda opção do live pendrive que é “Instalar o Lubuntu” (direto sem testar antes)

Pra quem escolheu "Experimentar o Lubuntu sem instalar" no boot pelo pendrive:
1- Dê dois cliques rápidos no ícone "Instalar o Lubuntu 16.04.6 LTS"
2- Escolha o idioma "Português do Brasil" e clique no botão "Continuar".
3- Marque a opção “Instalar atualizações enquanto instala o Lubuntu”.
4- Marque a opção "Opção avançada".

Agora a primeira partição a ser criada será a do swap (pra não passar trabalho calculando o espaço, hehe)


Selecione o espaço livre criado no particionador do Windows (479128 MB) e clique no botão +.
Em tamanho, digite 2048 MB para criar uma partição de 2 GB para o swap.
Em Tipo para a nova partição, marque ou deixe marcado Primária.
Em Usar como, selecione Área de troca (swap) e clique em OK.

Agora com o espaço restante que sobrou criarei somente uma partição para a raiz do sistema (  /  ) utilizando todo este espaço restante, caso queira criar outras partições para outras finalidades digite o tamanho desejado seguindo o mesmo tipo de procedimento acima como base.

Clique novamente no botão +, estando selecionado o espaço livre que sobrou.
Em Tipo para a nova partição, marque ou deixe marcado Primária.
Em Usar como, selecione Sistema de arquivos como "journaling" ext4.
Em Ponto de montagem, selecione: / e clique em OK e depois em Instalar agora.

Será exibida uma janela para confirmação "Escrever as mudanças nos discos ?", clique em Continuar.

Nota:
Não é preciso criar uma partição EFI (UEFI), pois a mesma que veio com a instalação do Windows 10 será automaticamente utilizada, armazenando nela os arquivos pra boot do Lubuntu no modo UEFI, deste que você realizou o particionamento correto, configuração da bios e formatação do pendrive.

5- Selecione o seu fuso horário e clique no botão "Continuar".
6- Escolha o layout do seu teclado, selecione "Português do Brasil" no lado esquerdo e no lado direto deixe selecionando "Português do Brasil" e clique em Continuar.
7- Define nome de usuário, senha, nome do computador e clique no botão "Continuar".
8- Após terminado todo o processo de instalação, clique no botão "Reiniciar agora".


7- Finalizando

Ao reiniciar, o notebook pressione a tecla F2 para entrar na bios novamente, clique  no ladrilho Boot, em “Secure Boot Control” deslize a chave para ON para voltar ao padrão.
Ao ligar o Secure Boot, o item “Fast Bios Mode” volta para o padrão ON automaticamente.

Em “Boot Option Priority” item Boot Option #1 verifica se está selecionando Ubuntu, se tiver está tudo certo, o Grub será utilizando no boot como carregador de inicialização default, sendo o padrão na inicialização automática o Lubuntu caso você não selecione o Windows, e se não apareceu Ubuntu como padrão na Bios em Boot Option #1  selecione Ubuntu se o mesmo estiver presente na listagem.



Clique no botão Save para salvar as alterações feitas na bios e reiniciar o notebook.

Agora é só escolher no Grub, se vai usar o Lubuntu ou Windows 10.


Notas:
Se em Boot Option #1 tiver listando Windows Boot Manager, como inicializador default, o menu do Grub não será exibido, iniciando automaticamente o Windows 10.

Se não tiver listado a opção Ubuntu pra escolher em Boot Option #1 na caixa de seleção como outra opção de inicialização, você pode ter feito alguma coisa errada seja na configuração da Bios ou formatação, ou então a imagem ISO utilizada pode está corrompida, problemas de hardware, algum conflito, ou outros problemas técnicos, pois é obrigatório está listando o Ubuntu, para que você possa utilizar o Grub no boot.



Nenhum comentário:

Postar um comentário