quinta-feira, 13 de junho de 2013

Criando um VideoDVD com menus no GNU/Linux


Se você filmou uma festa sua, viagens, lazer etc... você pode criar um vídeo em DVD com menus, foto de fundo do menu principal e som de fundo do mesmo, cor da fonte diferente para item selecionado e não selecionado e ter vários títulos com vários vídeos em cada um facilmente instalado o devede para assistir no seu aparelho de dvdplayer ou blu-ray player; procure no repositório da sua distro por devede.
Não vou explicar o uso do devede pois ele é bem fácil de usar e bastante intuitivo apenas os vídeos a ser utilizados tem que está num formato suportado pelo devede como mp4, avi e mpg.
O devede permite salvar o seu projeto enquanto você não terminar por completo pra continuar noutro dia.
Você também não precisa queimar uma mídia de DVD para ver como ficou, basta apenas ir até a parte de criar a imagem ISO no disco quando tudo tiver pronto que será na pasta de nome movie e depois cancelar a próxima etapa e saia do devede, podendo você visualizar como ficou o seu videodvd. Se tudo ficou do jeito que você gostou basta usar o seu programa favorito para gravar a imagem ISO.



Visualizando o VideoDVD sem montar a imagem ISO

Com o mplayer:

$ mplayer dvd://2  -dvd-device /home/nando/movie/movie.iso 

Troque o 2 pelo número do  chapter desejado (vídeo) pra assistir.

Mplayer com suporte ao menu do DVD e mouse:

$ mplayer -nocache -mouse-movements dvdnav:// -dvd-device /home/nando/movie/movie.iso


Com o xine:

$  xine dvd://home/nando/movie/movie.iso

No xine você tem acesso ao menu principal do DVD, pode avançar facilmente pra o próximo vídeo mas não tem com retornar para vídeo anterior, mas pode avançar e retroceder o vídeo atual em reprodução facilmente.
Para chamar ou ocultar o painel de controle do xine use a tecla < g >.

Para retornar para o menu principal do DVD, tecle com o mouse usando o botão direito na janela do vídeo ou no painel de controle e no menu suspenso escolha Menus/Navigation e clique no botão Raiz ou Título ou  use diretamente o atalho ALT + e (Caps Lock deve está desligado para funcionar).


Montando a imagem ISO para ver como ficou o seu VideoDVD

# mount -o loop movie.iso /mnt/bluray/ 

Onde /mnt/bluray é o ponto de montagem da imagem ISO que deve ser um diretório vazio.

Com o xine:

Sintexe:
$ xine dvd://caminho/VIDEO_TS/

Exemplo:
$ xine dvd://mnt/bluray/VIDEO_TS/ 

Com o mplayer:

$ mplayer dvd://2  -dvd-device /mnt/bluray/VIDEO_TS/

No mplayer troque o 2, por 3,4,5... (chapter) e assim sucessivamente pra ver todos os vídeos que está nos títulos do DVD.

Esta forma não mostra o menu principal do DVD.

Mplayer com suporte ao menu do DVD e mouse:

$ mplayer -nocache -mouse-movements dvdnav:// -dvd-device /mnt/bluray/VIDEO_TS/ 

Deste maneira você verá o menu principal e escutará a música de fundo se houver.
Você tanto pode usar o mouse ou o teclado para navegar. Para avançar pra o próximo vídeo use sempre a tecla PageUp, mas não tem como voltar para o vídeo anterior. Para voltar ao menu principal use a tecla <ESC>. 

Notas:
No controle remoto do seu aparelho de dvdplayer ou blu-ray player dentro do Título desejado você pode digitar o número do chapter para ir direto para o vídeo desejado sem passar um por um, bem como avançar e retroceder facilmente de um vídeo para outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário