domingo, 2 de fevereiro de 2014

Criando um vídeo de fotos com o OpenShot


Adicionar imagens de nomes de arquivos aleatórios

As fotos pode ter qualquer nome, tamanho variado e ser de vários tipos como jpg, png etc deste que sejam suportados pelo OpenShot.
Menu Arquivo/Importar arquivos, acesse a pasta onde estão as imagens, selecione o primeiro arquivo desejado e role até o último arquivo desejado e pressione a tecla SHIFT antes de clicar no mesmo e depois clique em Adicionar.

Será exibida uma janela de aviso: Você gostaria de importar imagem001.jpg com uma sequencia de imagens ? Clique em Não.

Para incluir um arquivo de som Menu Arquivo/Importar arquivos, acesse a pasta onde o mesmo se encontra selecione e clique em Adicionar, o mesmo ficará abaixo da última foto adicionada, na aba Arquivos do Projeto.

Nota:
Não é preciso importar as imagens tudo de uma vez pode ser em etapas também conforme a necessidade.

Trilha

Para inserir/remover/renomear/posição/limpar uma trilha, clique com o botão direito do mouse no inicio da trilha na parte do nome da mesma.

As imagens que estão em Arquivos do Projeto devem ser inseridas uma a uma na trilha especifica para as imagens, simplesmente arrastando a imagem com o mouse para a mesma.
O arquivo de som ou vídeo deve ser inserido em outra trilha separada, também arrastando o mesmo como o mouse.






1= botão de Ferramenta de Redimensionamento
2 = serve para diminuir/aumentar o zoom da trilha, diminuindo para 1 segundo você localiza fácil a onde está parado o cursor de movimento do vídeo (linha vermelha na vertical sob as trilhas), além de exibir as miniaturas das imagens dentro do clipe.
3 = Transição inserida em um clipe.

Nota:
As imagens, áudio ou vídeo inseridos na trilha recebem o nome de clipe.


Inserindo uma seleção de imagens na trilha, em vez de uma por uma

Selecione os arquivos que estão na aba Arquivos do Projeto, usando a tecla CTRL para selecionar um a um ou use SHIFT para estender a seleção após selecionado o primeiro, depois clique com o botão direto do mouse na seleção e escolha a opção Adicionar à Linha do Tempo...

Nota:
A seleção é adicionada a trilha na posição atual do Marcador (linha vermelha que fica entre as trilhas, que se movimenta na pré-visualização do vídeo), podendo ser repetido mais de uma vez este processo, mas fique atento sempre na posição atual do Marcador.


Inserido Efeitos em um clipe

Clique sob o clipe de imagem desejado na trilha usando o botão direito do mouse e escolha a opção Animar e escolha o efeito desejado.

Inserido Transição em um clipe

Clique na aba Transições, selecione a transição desejada e arraste para o clipe desejado de maneira que o retângulo da transição fique do meio para baixo neste clipe pegando parte da trilha de baixo, e se feito corretamente o retângulo da transição deve ter o mesmo comprimento do clipe da imagem ou um pouco menor, caso fique muito maior pode não funcionar o efeito ou ser aplicado aos outros clipes seguintes.

Nota:
O retângulo da transição pode ser redimensionado com o mouse e quanto mais menor for em relação ao clipe da imagem, menor será o tempo da transição.

Aba Efeitos

Para aplicar arraste o efeito desejado para cima do clipe na trilha da imagem.
Os mais interessantes são:

Sépia = deixa a foto com um tom de foto bem antiga, na cor amarelada.
Girar = da uma pequena girada na imagem.
Pexelizar = deixa a imagem com pixel ou seja a imagem fica ladrilhada.
Tehroxx0r = cria um efeito de duplicação da imagem e joga uma um pouco menor sob a outra

O efeito inserido no clipe é representado por uma estrela no mesmo.

Salvar Projeto

Se você não vai terminar a criação do vídeo salve o projeto antes de encerrar o mesmo, podendo continuar de onde parou, sendo utilizada a extensão .osp automaticamente para o projeto.

Se você tiver dúvida em que perfil salvar, salve com o perfil padrão do projeto que é DV/DVD NTSC, escolha o caminho onde salvar e digite um nome para o mesmo, mas tarde quando concluído você pode exportar para o formato que quiser.

Não remova os arquivos utilizados no OpenShot das pastas a onde eles estão, se você pretende continuar a criação do vídeo mais tarde, sendo que os mesmos somente poderão ser removidos quando você concluir o projeto e exportar o mesmo para um formato de vídeo.


Determinar o tamanho de duração padrão de cada imagem inserida na trilha


Menu Editar/Preferencias em Duração da imagem importada, o tempo padrão é 1.00 segundos, altere para o seu gosto, sendo o ideal 3 ou 4 segundos por imagem.

Nota:
Você deve alterar o tempo de duração padrão antes de inserir a primeira imagem, para todas ficar no mesmo tempo, mas também você pode mudar o tempo padrão depois de já ter inserido muitas imagens sem problema, mas somente a partir das próximas imagens inseridas é que terá este novo tempo, as anteriores continuarão no tempo anterior antes da alteração.

Tempo individual de cada clipe

Você pode também determinar um tempo de duração individual de cada clipe, clicando no botão Ferramenta de Redimensionamento usando o mouse para aumentar ou diminuir o tamanho do retângulo do clipe na trilha, que pode ser diferente do padrão configurado.

Título

Você pode inserir um título para o vídeo, mas crie o mesmo preferencialmente antes de arrastar a primeira imagem para a trilha e insira ele primeiro. O título criado fica na aba Arquivos do Projeto, abaixo da última imagem adicionada. Pode escolher fonte, cor de fonte e de fundo da imagem.

Para inserir título animado o blander deve está instalado e a criação do título animado leva 6 minutos e o tempo padrão do mesmo é de 7 segundos no clipe.


Deslocando um clipe

Use o botão direito do mouse sob o clipe desejado e escolha a opção Deslocar Clipes que serve para você empurrar o clipe atual mais para frente abrindo lugar para inserir um ou mais clipes nesta posição dependendo do intervalo escolhido, sendo o padrão 5 segundos. Agora é só arrastar uma das imagens que está na aba Arquivos do Projeto.

Substituindo um clipe

Esta opção serve para você substituir um clipe na posição atual de uma imagem que você não gostou, não ficou bem o seu tamanho em relação aos outros, ou que adicionar uma foto de última hora ou quer a mesma nesta posição atual do vídeo.
Botão direito do mouse sob o clipe, escolha a opção Substituir Clipe, será aberta uma janela para você navegar a onde está a imagem a inserir, navegue até o arquivo e clique no botão Adicionar e pronto.

Gravar o vídeo

Menu Arquivo/Exportar Vídeo... ou botão (vermelho) Exportar Vídeo.

Utilize a aba Simples, digite o nome para o vídeo e escolha a onde salvar, e utilize as opções abaixo da figura ou escolha outras de sua preferência.
Não é preciso digitar a extensão para o arquivo, o OpenShot adicionará automaticamente a mesma de acordo com as características escolhidas para o vídeo.




O vídeo criado utiliza o codec de vídeo MP4V, janela tamanho de 384x288 fps 25 bitrate de vídeo 400 kbps, propriedades obtida com o mplayer e tendo boa qualidade nas imagens.
Agora é só enviar seu vídeo para o youtube e compartilhar com seus amigos.


Abaixo uma pequena amostra de um vídeo criado com o OpenShot.




Nenhum comentário:

Postar um comentário