quarta-feira, 5 de março de 2014

Criando uma partição na memória RAM

No Linux há várias formas de criar um disco virtual (partição virtual) na memória ram, usando o comando mount ou o dd, sendo a mais simples há apresentada abaixo em que não precisa formatar a ram disk, ou alterar permissões da pasta.


Suponhamos que você queira criar uma partição com 250MB de tamanho dentro da RAM .

Primeiro devemos criar um ponto de montagem para o disco virtual.
# mkdir /mnt/ram

Criando o disco virtual

# mount -t tmpfs none /mnt/ram -o rw,size=250m

ou

# mount -t tmpfs tmpfs /mnt/ram -o rw,size=250m


Para desmontar o disco virtual

# umount /mnt/ram

Observações:

Onde /mnt/ram é uma pasta vazia no disco rígido que será usada como ponto de montagem do disco virtual dentro da memória RAM.
Não é preciso formatar ou especificar um sistema arquivos para o disco virtual e nem precisa alterar a permissão da pasta /mnt/ram que você conseguirá gravar arquivos mesmo como usuário comum.
Quando o disco virtual for montado você não verá diferença nenhuma na memória livre ao usar o comando free, sendo notada somente quando você começar copiar arquivos para este disco virtual que você verá que a memória livre diminuir a medida que você copia arquivos quando utilizar o comando free antes e depois da copia de arquivos.
Como é um disco virtual ao desmontar o mesmo ou se o computador for reiniciado todos os arquivos nele serão pedidos; portanto não esqueça de sempre de copiar os mesmos para o disco rígido.


Este recurso de criar um disco virtual pode ser útil em diversas situações, já que a velocidade de acesso na abertura de arquivo é muito mais rápida dentro da memória RAM do que abrir o mesmo arquivo armazenado no disco rígido, no caso de se tratando de arquivos pesados e muito grande. Outros exemplos é a copilação de programas, armazenamento de cache de um servidor ou navegadores web.

Este recurso é útil se você tem bastante memória RAM instalada e deste que sobra bastante espaço livre na RAM que você não costuma utilizar todo diariamente, mas atenção procure não utilizar mais que a metade da RAM livre ao criar o disco virtual, pois você precisará de espaço na RAM para execução dos seus programas.

Criando o disco virtual na inicialização do sistema


Se você desejar fazer uso frequente do disco em RAM, coloque a seguinte linha no seu arquivo /etc/fstab.

tmpfs /mnt/ram tmpfs size=250M,rw 0 0

O mesmo será criado e montado automaticamente no ponto de montagem /mnt/ram.


Nenhum comentário:

Postar um comentário