sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Utilizando o Whisker Menu pelo teclado no desktop Xfce 4

Embora dificilmente você chamará o menu por tecla de atalho, configurando um atalho para o Whisker Menu pode ser muito muito útil em caso de emergência quando o seu mouse não estiver funcionando corretamente ou a pilha acabar (mouse wireless).

Acesse Configurações e escolha Teclado, clique na aba Atalhos de aplicativos e clique no botão Adicionar.

Em comando: digite xfce4-popup-whiskermenu e clique em OK. Na janela Atalho de comando, pressione as teclas desejadas para o atalho.

Pronto, seu atalho está configurado.


Usando o Whisker Menu somente pelo teclado

Pressione as teclas configuradas para chamar o Whisker Menu.
Na barra de Localizar aplicativo, digite o nome do atalho do menu de programas e achando tecle Enter no item selecionado (Pode ser apenas qualquer parte do nome deste item que está no menu de programa não sendo feita distinção de maiúscula ou minuscula, que será listado todas as ocorrências que atende ao critério). Use as setas direcionais para mudar a seleção.

Caso não se lembre de nenhuma parte do nome do atalho do programa mas você tem certeza que o mesmo existe no menu, ao abrir  o  Whisker Menu, pressione a Barra de Espaço com isto será exibidos todos os itens de programas do seu menu no lado esquerdo do Whisker Menu o que corresponde ao grupo Tudo; use as setas direcionais superior e inferior para navegar entre os itens e tecle Enter no desejado.

Use a tecla ESC para fechar Whisker Menu.


Configurações no Whisker Menu

Para configurar opções no Whisker Menu clique com o botão direito do mouse no botão do menu e escolha Propriedades.

Adicionando novos atalhos ao menu Favoritos do Whisker Menu

Por padrão ao chamar o Whisker Menu ele sempre mostra o conteúdo do grupo Favoritos como padrão no lado esquerdo, deste que você não mudou este comportamento.

Abra o menu, navegue até o grupo de programa e selecione o item desejado usando o botão direito do mouse e escolha a opção Adicionar aos Favoritos.

Mesmo procedimento também para adicionar um atalho no desktop e ao painel (na frente da barra de programas próximo ao relógio será criado o atalho, depois mova para a parte desejada na barra).

Para remover o atalho criado no menu Favoritos, clique com o botão direito do mouse sob o atalho e escolha a opção Remover dos Favoritos.


Notas:
A versão 1.3.2-1 ou superior exibi todos os itens do menu de programas ao acionar a barra de espaço e existe o arquivo xfce4-popup-whiskermenu (executável do Whisker Menu) o qual você pode criar um atalho  de teclado caso não existir para o Whisker Menu.
Você também pode usar a tecla TAB para alternar entre os ícones principais, a barra de Localizar Aplicativo, e entre os grupos de menu do lado direito e o lado esquerdo do menu caso o seu mouse pifou, sendo que este procedimento com a tecla TAB não funciona em versões mais antigas.


Versões mais antigas do Whisker Menu não exibi todos os itens do menu de programas ao teclar Barra de Espaço e também não tem como criar um atalho para chamar o menu, pois não existe o arquivo xfce4-popup-whiskermenu no disco que é o caso da versão 1.0.3 e tendo muita pouca opção de configuração ou nenhuma. 

Dependendo da sua distro as versões do Whisker Menu a partir de 1.3.2 já costuma vir com um atalho de teclado configurado que normalmente é CTRL + ESC se mesmo já vier  como padrão no seu desktop Xfce 4.








Nenhum comentário:

Postar um comentário