quinta-feira, 6 de agosto de 2015

CPU-X obtendo informações do processador e placa mãe

CPU-X é um programa gráfico em GTK similar ao CPU-G para Linux ou do famoso CPU-Z para Windows, para obter informações da cpu, placa mãe, bios, memória e sistema operacional. Você pode instalar em qualquer distribuição GNU/Linux pois o mesmo é um executável de arquivo único que está apenas compactado em um pacote gzip possuindo um binário para sistema de 32 bits e outro para 64 bits que roda direito do diretório a onde o mesmo foi descompactado.

O download pode ser feito em https://github.com/X0rg/CPU-X/releases

Após baixar, descompacte o pacote do mesmo:
$ tar -xzvf CPU-X_v2.0.3_portable.tar.gz
CPU-X_v2.0.3_portable_i686
CPU-X_v2.0.3_portable_x86_64

Foram extraídos dois arquivos binários do programa, execute o binário de acordo com a arquitetura do seu sistema, sendo a terminação i686 para sistema de 32 bits e o x86_64 para sistema de 64 bits.

Para facilitar o seu uso renomeia o executável desejado para algo como cpux e copie o mesmo para /usr/local/bin.

Executando o CPU-X com interface ncurses

Caso o CPU-X falhe a sua execução devido a versão do seu GTK, instalado no seu sistema, o mesmo também pode ser executado numa bonita interface ncurses bastando apenas acrescentar o flag -n no final do comando.

$ ./CPU-X_v2.0.3_portable_i686 -n

Use as setas direcionais para navegar em outras abas ou telas do programa no modo ncurses.

Notas gerais:
Apesar do CPU-X podendo ser executado pelo usuário comum,  para obter informações mais precisas e completas da cpu você deve executar o mesmo como root ou usando o sudo. 

Se desejar compilar  o CPU-X, tem o sources disponível para download, mas requer que seu sistema esteja usando a versão do cmake 3.0 ou superior para poder fazer a compilação, caso contrário não funcionará.

Telas

Tela da interface ncurses


Tela da interface GTK padrão






Nenhum comentário:

Postar um comentário