domingo, 25 de outubro de 2015

Xfce4-terminal com cursor piscante e som de beep do speaker

Nesta dica ensinarei como deixar xfce4-terminal com cursor piscando e som de beep do speaker interno do computador desktop.

Para isto devemos editar o arquivo ~/.config/xfce4/terminal /terminalrc com um editor de texto ASCII puro.

$ leafpad terminalrc   

Para habilitar o cursor piscante troque o valor padrão FALSE para TRUE da linha MiscCursorBlinks, devendo ficar conforme abaixo.

MiscCursorBlinks=TRUE

Para ativar o beep no xfce4-terminal troque o valor padrão FALSE para TRUE da linha MiscBell devendo ficar conforme abaixo.

MiscBell=TRUE

Nota que para funcionar o som de beep o seu computador de mesa deve ter instalado o mini speaker na placa mãe nos desktops mais recentes devendo o mesmo está conectado corretamente ou ser seu desktop for bem antigo deve possuir aquele speaker grande com aparência de alto falante mesmo.

Depois faça:
$ sudo modprobe pcspkr

Para que o módulo pcspkr seja carregado automaticamente na inicialização coloque o comando no final do arquivo /etc/rc.local.


Quando você ouvira o som de beep ?

Ao acionar a tecla Backspace  apagando tudo até encostar no prompt ira soar o som de beep e ao usar a tecla TAB para completar um comando irá soar sempre  o som do beep.
Quando excluir arquivos com a tecla del pelo Thunar soará o beep, mas este procedimento não acontece se você fizer pelo menu ou menu suspenso do mouse, nem usando o comando rm no terminal.
Ao surgir a tela de login para entrar no sistema, fazer um logoff, desligar ou reiniciar o computador pelo menu do Xfce, também soará um beep, mas este procedimento depende do desktop que você estiver usando, pois não é suportado por todos.


Comando beep

Se você deseja ouvir um som de um beep na finalização de um comando de retorno demorado no terminal e também pra utilizar em scripts instale o pacote beep.

Para executar um beep execute o comando: beep

Exemplo de uso:

$ ls -lR ; beep





Nenhum comentário:

Postar um comentário