sexta-feira, 25 de março de 2016

Utilização avançada do meocloud em linha de comando

Este tutorial é uma continuação de Instalando o MEO Cloud em qualquer distro GNU/Linux que foi publicado aqui alguns dias atrás.

Iniciar monitoração automática do meocloud ao iniciar o seu gestor de janelas 

Colocar a seguinte linha abaixo num arquivo de inicialização de aplicativos do seu gestor de janelas ou para que usa o desktop Xfce acesse Configurações, Sessão e inicialização guia Início automático de aplicativo. 

xterm -title "meocloud status" -fa 'Luxi Mono' -fs 12 -iconic -e  watch -n 10 meocloud status 

Este comando inicia automaticamente a janela de terminal xterm com um tamanho de fonte, com a mesma já minimizada, e monitorado a sincronização do meocloud a cada 10 segundos, podendo definir o tempo de sua preferência. 

Notas: 

Ao ligar o PC indo diretamente para o seu gestor de janelas e você for olhar em seguida a sua a janela de xterm que está executando automaticamente o comando meocloud status, aparecerá a seguinte mensagem abaixo: 

Every 10,0s: meocloud status                            Mon Mar 14 16:53:37 2016 

Could not establish a exclusive connection to the daemon. 
Please make sure you are not running another meocloud command elsewhere and try 
again. 

Esta mensagem é normal pois a conexão com a internet recém criada pelo PC está sendo estabelecida, e a mesma pode não está pronta ainda se o meocloud entrar em ação primeiro que ela. 
Mas após uns 5 segundos, a conexão a internet é estabelecida e o comando meocloud status volta exibir conforme abaixo, caso não haja novos arquivos, alterações e a sincronização foi finalizada antes de desligar o computador.

Every 10,0s: meocloud status                            Mon Mar 14 16:56:42 2016 

Quota: 2.83% (464.1MB of 16.0GB) 
Status: IDLE 

Desligando o computador sem finalizar a sincronização 

Se você desligar o computador com a sincronização sendo feita ainda no outro dia ela começa de onde parou que é o caso abaixo, já que a sincronização não tinha terminado. 

Every 10,0s: meocloud status                            Wed Mar 16 16:57:06 2016 
Quota: 3.97% (650.4MB of 16.0GB) 
Status: SYNCING 
Uploading 3 files, at 34.8 KB/s (1 hour left) 

Eu tinha desligado o computador faltando 3 arquivos para finalizar a sincronização (arquivos grandes). 

Limitar velocidade de upload 

Vamos ver a ajuda da parte de ratelimit 

$ meocloud ratelimit -h 
usage: meocloud ratelimit [-h] [direction] [limit] 

positional arguments: 
  direction     Use 'up' or 'down' to set the upload or download rate. If not present, show the current rate 
                limits. 
  limit         Rate limit in kB/s. If not present, remove rate limit. 

optional arguments: 
  -h, --help    Show this help message and exit 

Para limitar a velocidade de upload use a opção conforme abaixo, onde up significa upload. 

$ meocloud ratelimit up 35 
Upload limit: 35 KB/s 
Download limit: N/A 

O comando abaixo exibi a velocidade atual ratelimit configurada ou não. 

$ meocloud ratelimit 
Upload limit: 35 KB/s 
Download limit: N/A 

A velocidade configurada permanecera sempre a mesma todos os dias até que você altere a mesmo novamente pois ela ficará gravada. 


Limitar a velocidade de download 

Para limitar a velocidade de download use a opção conforme abaixo, onde down significa download. 

$ meocloud ratelimit down 80 
Upload limit: 35 KB/s 
Download limit: 80 KB/s 

A velocidade configurada será sempre a mesma todos os dias até que você altere-a novamente. 

Verificando as velocidades de upload e download configuradas 

$ meocloud ratelimit 
Upload limit: 35 KB/s 
Download limit: 80 KB/s 


Sincronização seletiva de diretórios 

A sincronização seletiva é uma excelente opção disponível também no meocloud e sua finalidade principal é a de economizar espaço em disco desnecessário em outro computador e consumo da sua banda larga. 

Vamos a um exemplo prático: 

Você tem um computador desktop e um notebook ambos com o meocloud instalados, sendo o computador desktop o principal de onde você envia todos os seus arquivos para a nuvem diariamente todos os dias com uma grande quantidade em megabytes e possuindo lá vários diretórios e muitos gigabytes na soma de todos os arquivos. Já no micro notebook que você utiliza apenas de vez em quando ou somente por poucos minutos ao utilizar o meocloud nele com a mesma conta usada no computador desktop, será sempre baixado todas os diretórios e arquivos automaticamente que não existir no mesmo ou que forem alterados, o que pode ser um inconveniente muito grande se forem muitos gigabytes ocupando muito o espaço do disco desnecessariamente já que você tem todos os arquivos armazenados no seu computador principal que é o desktop e tem os mesmos arquivos na nuvem do meocloud, prejudicando o desempenho da velocidade da sua internet com upload, ou pior ainda se você tem um limite de download no seu plano de internet. 

Excluir um diretório da sincronização 

Para não incluir (excluir) um diretório para sincronização no computador em uso, neste caso o notebook, use a opção removesync ou sua forma curta rs com o caminho da forma exata do diretório armazenado na nuvem do meocloud. 

$ meocloud rs /wallpapers 
"/wallpapers" was removed from the synced paths and will be removed from your filesystem when syncing is done. 

O subdiretório ~/MEOCloud/wallpapers foi excluído do micro notebook e não haverá mais a sincronização do mesmo a partir da nuvem para o micro notebook, mas o referido diretório continuará existindo na nuvem e sendo sincronizado automaticamente ainda pelo computador desktop toda vez que o mesmo for ligado. 

Nota: 
A remoção da sincronização de um diretório é feita sempre a partir do computador que você estiver usando e não afeta outros computadores diferente em que você utilizar a mesma conta do meocloud, estando os mesmos diretórios que foi excluído intactos nestes outros computadores com todos os seus arquivos quando os mesmos forem ligados e conectados a internet. 

Repita o mesmo comando com todos os outros diretórios que você não deseja mais sincronizar com a nuvem, deixando somente aqueles diretórios que não ocupa muito espaço e um diretório de trabalho em que você costuma redigir seus documentos todos os dias, podendo assim abrir os arquivos sempre atualizados em qualquer dispositivo (computador/celular/tablet). 

Não é possível especificar mais de um diretório na mesma linha de comando, devendo ser sempre um diretório por linha de comando. 
Exemplos: 
$ meocloud rs /wallpapers (forma certa) 
$ meocloud rs /wallpapers /diario (forma errada) 

Diretórios com espaço em branco no nome

$ meocloud rs /"Welcome kit"  (coloque o nome do diretório sempre entre aspas duplas) 

Verificando os diretórios que foram removidos da sincronização 

Para verificar os diretórios que foi removido da sincronização no computador corrente (atualmente em uso) use a opção  listsync ou a forma diminutiva ls. 

$ meocloud ls 
All directories are being synchronized except these: 
/antigos 
/pacotes-2015 
/wallpapers 

A opção ls somente lista os nomes dos diretórios que foram removidos da sincronização do computador atual em uso em que foram excluídos os diretórios, mesmo passado vários dias, já que este procedimento fica registrado nas configurações do meocloud do seu computador para que o mesmo não faça a sincronização. 
No exemplo acima foi removido 3 diretórios sendo que os diretórios /antigos e /pacotes-2015 possuía aproximadamente 700 MB cada em arquivos. 

Caso no computador corrente não foi excluído nenhum diretório da sincronização ou todos já foram recuperados ao usar o comando meocloud ls será retornado: 
All your directories are being synchronized. 

Reativar a sincronização de um diretório excluído 

Para voltar a fazer a sincronização de um diretório que tinha sido excluído no computador corrente use o comando meocloud com a opção addsync ou a forma reduzida as. 

$ meocloud as /wallpapers 
"/wallpapers" will now be added back to your MEO Cloud folder and its synchronization will resume. 

O diretório /wallpapers será baixado da nuvem para o seu computador corrente, sendo feito a partir de agora a sincronização com a nuvem todos os dias. 

Conclusão:
Neste tutorial vimos que  a utilização do meocloud em linha de comando é super fácil fazendo as mesmas operações do que o meocloud-gui.

Procedimentos realizados no Salix 14.1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário