quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Fazendo mala direta no Abiword

Para criamos uma mala direta devemos ter um arquivo de dados exportado para formato .csv vindo de qualquer aplicação ou podemos criar uma no Gnumeric, conforme o exemplo abaixo.

A primeira linha sera usada sempre como campo para os registros da base de dados.

No Gnumeric após criada a base de dados, ir no menu Dados/Exportar Dados/Exportar para CSV, em Tipo de arquivo deixe selecionado Arquivo separado por vírgula e escolha onde salvar e digite um nome para o mesmo como dados1.csv ou aceite o nome padrão e clique em Gravar.




Ao ser exibido a janela acima, clique em Sim.

Pronto, feche o Gnumeric, sem precisar salvar o documento atual caso não deseja fazer uso desta base de dados permanentemente, pois o que nos interessa aqui é a base de dados exportada para CSV.


No Abiword

Execute o processador de texto Abiword, crie os dizeres da sua mala direta, personalize com cores de texto e figura depois você insere todos os campos desejados e mova os mesmos para a posição desejada no documento usando as teclas TAB, barra de espaço e Enter no documento e escreva a descrição do campo ao lado do nome do campo.


Inserido os campos da mala direta 

No Abiword, acesse Inserir/Campo de Mala direta clique no botão Abrir Arquivo e localize o arquivo CSV e clique em Abrir, depois alterne para a janela "Inserir Campo de Mala Direta", selecione o campo desejado e clique em Inserir.


Exemplo abaixo pronto da montagem da mala direta




Pronto, agora salve o documento com o nome de evento.abw

Mesclando todos os registros da mala direta

Agora vamos mesclar todos os registros do arquivo dados1.cvs, para o formato pdf no Abiword executando o comando abaixo em uma janela de terminal.

$ abiword -m dados1.csv --to=pdf --to=evento.pdf evento.abw 

Onde:
dados1.csv = base de dados existente ou criada no gnumeric e exportada no formato .csv
--to=pdf = para exportar para o formato pdf
--to=evento.pdf = no segundo --to vai o nome desejado para o arquivo de saída sendo um arquivo por registro, gerando nomes com sulfixo numérico como evento.pdf-0, evento.pdf-1, evento.pdf-2 e assim sucessivamente.
 evento.abw = nome do documento do abiword que contém os campos inseridos e o seu texto.

Unindo todos os registros em apenas um único arquivo pdf

$ gs -q -dNOPAUSE -dBATCH -sDEVICE=pdfwrite
-sOutputFile=eventounidos.pdf -f evento.pdf-*

Todos os arquivos que iniciam sempre com o prefixo de evento.pdf- foram unidos em um arquivo somente de nome eventounidos.pdf, bastando agora abrir o arquivo eventounidos.pdf com seu visualizador de pdf e imprimir toda a mala direta.

Na tela abaixo temos um conteúdo de um registro mesclado no formato pdf.


Procedimento feito usando o Abiword versão 3.0.1

Nenhum comentário:

Postar um comentário