quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Deixando o LibreOffice com o visual similar ao Ms Office

Para quem gosta do visual Ribbon do Ms Office, deste a versão 5.3 do LibreOffice é possível deixar ele com um visual similar ao da interface Ribbon, sendo que eu  particularmente prefiro o estilo tradicional, mas vamos pro que interessa, o procedimento abaixo foi feito no LibreOffice 6.0.1 podendo haver pequenas diferenças nos nomes das opções conforme a versão do  LibreOffice instalado.

Abra qualquer um dos aplicativos do LibreOffice, como exemplo o Calc, acesse menu Ferramentas/Opções clique em Avançado e no lado direito em Funcionalidade Opcionais, marque a opção "Ativar funcionalidades experimentais" e clique em OK.
O LibreOffice emitirá uma janela de aviso dizendo que é necessário reiniciar, confirme esta operação.

Quando o LibreOffice Calc abrir de novo, você deverá acessar menu Exibir/Interface de usuário, escolha a opção "Em abas", pronto, agora o Calc ficou com um estilo similar ao Ribbon.

Para deixar também as outras aplicações do LibreOffice como Write, Impress etc.. com a interface "Em abas" e necessário realizar a mesma operação em todas elas, acessando no menu Exibir/Interface de usuário, a opção "Em abas".


Se você deseja a comodidade da barra de menus tradicional ativada junto com a interface "Em abas" isto é possível; no inicio da barra da interface "Em abas", o primeiro botão ativa/desativa a barra de menu tradicional facilmente que ficará acima da barra de interface "Em abas" quando ativada.

Abaixo um foto  parcial somente das janelas do Calc e Writer mostrando apenas a parte da interface "Em abas" ativa.





Nenhum comentário:

Postar um comentário