sábado, 3 de novembro de 2018

Instalando o player de música qmmp no Slackware


O qmmp é um player de música semelhante ao Winamp ou Xmms escrito em Qt com suporte a skins, playlist, stream de rádio e reproduz diversos formatos de arquivos além do mp3, como ogg, wav, mid e outros.

No Slackware tendo instalado no seu sistema o sbopkg e o sudo habilitado para o seu usuário, execute o comando abaixo.

$ sudo sbopkg -i qmmp  (sem dependências) 

Visual do qmmp

O visual padrão é um preto escuro, sendo muito ruim pra um tamanho de janela pequena (default), mas instalando o pacote de skins pode escolher um tema que dar para exengar melhor os botões e o texto no player.

$ sudo sbopkg -i qmmp-skins

Varios temas, os melhores para usar com janela pequena são os que tem as cores em cinza claro ao utilizar o qmmp em tamanho pequeno que é default, como exemplo o skin Ergo.zip já que fica fácil distinguir os botões e o texto do player, mas se escolher o tamanho duplo de janela qualquer skin fica muito bem.

Aumentando o tamanho da janela do qmmp

Clique com o botão direito do mouse em uma parte do qmmp, e no menu suspenso escolha a opção "Ver/Tamanho duplo" onde o mesmo ficará com o dobro do tamanho, ficando muito melhor. Também pode ser usada a tecla de atalho Meta + D (Meta é a tecla Windows), mas se este atalho é utilizado por outra aplicação você pode mudar facilmente nas configurações do qmmp.

Outras notas:

  • O qmmp usa qt e foi compilado com qt4 no Slackware.

  • O jeito que você deixar o visual do qmmp ele fica salvo automaticamente, como alterar skins, fonte, adicionou ou removeu outras janelas juntas para ficar na principal.

  • O qmmp reproduz vídeos, utilizando o comando mplayer em linha de comando.

  • Suporte a capa de áudio, estando ativado o plugin "cover manager plugin" para isto e ativado o plugin status bar, onde a capa aparecerá ao parar o mouse sobre o ícone do qmmp no system tray.


Telas do qmmp utilizando o skin Ergo.zip

 janela tamanho padrão



 janela tamanho duplo




Nenhum comentário:

Postar um comentário