sábado, 22 de fevereiro de 2020

Protegendo seus olhos no Linux com sct



O sct é um programa em modo texto que serve para proteção do cansaço visual dos olhos para quem fica trabalhando muito tempo no computador a noite, deixando a tela do computador com um tom de cor mais quente (avermelhado ou alaranjado). Você deverá ajustar a temperatura de cor manualmente ao usar o sct pois ele não utiliza um servidor de localização como os programas gráficos redshift e f.lux que ajusta a temperatura de cor de acordo com a posição do Sol da sua região pela Internet, o que pode ser uma vantagem para que usa o computador desconectado da Internet ou você quer evitar a ter mais processos consumindo sua memória caso tenha um computador muito antigo, pois o sct não consome nada de memória RAM e nem é listado no comando ps ou no gerenciador de tarefas.

Para instalar no seu Linux, em distros baseado no Debian

$ sudo apt install sct

O valor default de temperatura de cor ser você não especificar nenhuma ao executar o sct sem valor é 6500K (cor fria) para usar durante o dia em ambientes com luz natural ou bem iluminados durante o dia.
Para usar uma cor quente durante a noite use o valor 3500K para evitar a fadiga dos olhos e não atrapalhar o sono já que o tom azul (cor fria) prejudica o sono a noite. Você pode usar qualquer valor intermediário entre 3500 a 6500K, sendo os melhores 3500K pra noite e 4500K um valor que serve tanto para o dia como a noite pois fica em meio termo e o monitor não fica com aspecto de alaranjado. Para o dia utilize o valor 5500K o mesmo utilizado por default no redshift durante o dia, pois o valor default 6500K do sct da a impressão de a tela ficar com mais brilho.
Valores mais baixos de 3500K começa deixar a tela muito alaranjada até chegar no vermelho total e valores muito acima de 6500K deixam a tela visivelmente azulada (10000K).

Exemplos de uso manualmente

Numa janela de terminal ou uma caixa tipo Executar digite um dos comandos abaixo:

sct 3500 (para usar no período da noite)

sct 5500 (para usar no período do dia)

sct 4500 (um meio termo, para usar tanto no período do dia e noite)

Notas:
O sct bem como qualquer outro programa de proteção visual como redshift, f.lux e outros não são indicados o seu uso para profissionais que trabalham com edição de imagens já que é necessário visualizar os tons reais das cores das imagens no monitor e a temperatura de cor utilizada automaticamente ou manualmente poderá modificar isto na visualização das imagens.


Executando o sct automaticamente em determinado horário

Para você não precisar se lembrar de executar o comando sct, você pode adicionar o mesmo no seu crontab para ele ser executado automaticamente todos os dias sempre no horário definido por você.

Numa janela de terminal digite o comando crontab -e devendo utilizar a linha abaixo, apenas altere o horário de sua preferência, lembrando que o 1º valor é sempre os minutos e o 2º valor são as horas.

00 18 * * * DISPLAY=:0.0 /usr/bin/sct 3500

Explicação:
Todos os dias as 18:00 horas será executado o comando sct com o valor 3500.

Notas:
Você tem que ligar ou está com o computador ligado sempre antes das 18:00 horas, pois se você ligar depois das 18:00 o comando sct não será executado já que passou do horário programado.

O sct apesar de ser um comando em modo texto, ele é um comando para o X Window sendo obrigatório especificar a variável DISPLAY=:0.0 para o mesmo senão ele não funcionara para aplicar o tom de cor a tela no seu ambiente gráfico, embora que o mesmo foi executado automaticamente pelo crontab, pois tudo que você coloca no  crontab é executado antes do ambiente gráfico ser carregado pois o cron é uma aplicação do modo texto, não precisando ter nenhum desktop instalado para funcionar.

Se você que usar o sct também durante o dia a fim de não ter muito brilho na tela embora não seja esta a finalidade dele, um valor de 4500 fica perfeito para isto, podendo também adicionar ao seu crontab devendo especificar um horário em que você já costuma está sempre com o computador ligado.

30 07 * * * DISPLAY=:0.0 /usr/bin/sct 4500

Todos os dias as 07:30 da manhã será executado o sct com o valor 4500.






Nenhum comentário:

Postar um comentário