O Drill é um localizador de arquivos sem indexação feito em gtk é bem minimalista e sendo mais uma alternativa de app de procura no seu Linux.
Download:
https://github.com/yatima1460/Drill/releases
Baixe o pacote abaixo e descompacte o mesmo:
Drill-GTK-linux-x86_64-release.zip
Utilizando
O app roda direto da onde foi descompactado o pacote, e para usar ele basta acessar a pasta local-descompactado/linux-gtk e fazer um chmod +x drill-search-gtk e para usar neste local faça: ./drill-search-gtk
Instalação
Se você copiar somente o executável para um diretório do path do sistema, o mesmo não funcionará, pois ele precisa está dentro da pasta linux-gtk para funcionar pois ele precisa da sub pasta Assets.
Como sugestão, descompacte o pacote na pasta /opt coloque a permissão x no executável e depois crie um link para o executável em /usr/local/bin usando o comando: sudo ln -s /opt/linux-gtk/drill-search-gtk
Pronto agora você pode chamar o Drill no terminal de qualquer lugar e também criar um atalho no menu de programa do seu ambiente gráfico para o comando drill-search-gtk.
Características do Drill
- O Drill é um localizador de arquivos sem indexação muito rápido feito em gtk para ambientes desktop com uma interface minimalista e onde você não precisa escolher um local para ele pesquisar bastando apenas digitar o que você quer procurar podendo acrescentar mais termos durante a pesquisa
- Ao achar o arquivo basta dar um duplo clique no mesmo para abrir com o app associado ou clicar com o botão direito do mouse em cima do arquivo e escolher a única opção “Open containing folder” para abrir a pasta a onde está o arquivo no qual será utilizado o seu gerenciador de arquivos padrão do sistema.
Observação:
Se você tiver mais de uma aplicação que abre o mesmo tipo de arquivo o mesmo poderá ser aberto com um outro app diferente do que você costuma usar como padrão para este formato de arquivo e não existe uma opção para abrir o arquivo com outro app diferente do padrão do sistema.
- O Drill não faz distinção de maiúscula/minúscula no termo digitado para pesquisa e podendo digitar vários termos para diminuir a quantidade de arquivos coincidentes como exemplo: “meu janeiro passeio” não importando a ordem dos termos (termo digitado sem as aspas) para retornar o nome “Meu passeio ao Rio de Janeiro.docx”.
- O Drill procura arquivos em todas as partições montadas, unidades usb e ópticas inseridas no computador automaticamente.
- Arquivos ocultos do sistema Linux que atende ao critério são exibidos normalmente.
- O Drill tem uma barra de progresso bem fina abaixo da caixa de digitação com o mesmo comprimento da mesma para você acompanhar o andamento e quando ela chegar ao final a pesquisa foi concluída.
- O Drill não procura arquivos em partições que forem montadas no caminho /mnt, mas pastas e arquivos que forem criado em /mnt serão localizados normalmente (deste que não faça parte da montagem de partições). No caso de montagem não automática pelo udev crie e configure o seu ponto de montagem fora da pasta /mnt.
- O Drill não procura arquivos criado ou colado provisoriamente na pasta /tmp.
- Você pode abrir os arquivos que são encontrados sem precisar concluir a procura, onde o mesmo continuara a pesquisar até o término dela ou até você fechar a janela do mesmo.
Shot do app gráfico com a tela inicial
Drill em modo texto
Para que gosta de utilizar comando em modo texto tem um pacote feito exclusivamente para linha de comando que é o Drill-CLI-linux-x86_64-release.zip e o processo de instalação é o mesmo do app em gtk.
Formas de uso:
$ drill-search-cli arquivo-a-ser-procurado
$ drill-search-cli -ds (exibir a data e tamanho do arquivo na listagem)
Nenhum comentário:
Postar um comentário