segunda-feira, 12 de agosto de 2024

Desativando o agrupamento de janelas na barra de tarefas no Xfce

Abaixo uma foto apenas do painel do Xfce onde a primeira imagem tem o agrupamento de botões de uma mesma aplicação e a segunda imagem é sem agrupamento de botões.

Na primeira imagem temos 3 janelas aberta do thunar agrupada em um único botão o que economiza espaço no painel, onde você deverá selecionar neste botão qual janela do thunar você deseja exibir em 1º plano.

Agora na segunda imagem temos as 3 mesmas janelas aberta do thunar, mas cada uma com o seu próprio botão separado e embora que ocupe mais espaço no painel é mais prático de acessá-las rapidamente caso você não tenha muitos botões de aplicativos abertos no seu painel.

                        Imagem 1 e 2.

No Xfce versão 4.16 no Slackware 15.0

Usando o botão direito do mouse clique na barra de tarefas em uma parte vazia sem ícones e no menu de contexto que se abre, selecione “Painel/Preferências do painel”.

Alterne para a guia “Itens” e Encontre “Botões da janela” e clique no botão “Editar o item atualmente selecionado” (3º botão da esquerda para direita).

Na janela que se abre com o título "Botões de janela" em "Comportamento", item  “Agrupamento de janelas:”, o padrão selecionado é "Sempre", modifique para “Nunca” e clique em Fechar e Fechar.




Nota:

No Xfce versão 4.18 do Debian 12 é um pouco diferente onde você apenas desmarca a opção "Agrupar janelas por aplicativo" para desativar o agrupamento de janelas no mesmo botão do painel.

Pronto, agora todas as janelas de uma mesma aplicação não mais serão reunidas em um único botão.