quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Editor de console nano


O nano é um editor muito fácil e prático de usar e na minha opinião um dos melhores editores pra o console. Durante meus primeiros anos de Linux, usei durante muito tempo o editor joe, algumas vezes o mcedit e outras o vi e vim, mas depois que conheci o nano foi paixão a primeira vista pela facilidade de uso e teclas de atalhos fáceis de usar.

Para ajuda:

$ nano -help
$ man nano

Ajuda interna (dentro do nano) CTRL + G

Um aspecto excelente do nano é que a ajuda interna do mesmo é toda em português do Brasil (não descobrir ainda se o programa foi escrito em português do Brasil ou é por causa de variáveis de ambiente).

IMPORTANTE

Ao editar arquivos de configuração importantes do sistema como /etc/fstab, arquivos do grub, lilo, xorg.conf etc inicie o nano sempre com o flag -w que é utilizado para não fazer quebras de linhas automáticas, caso as linhas do arquivo sejam longas e ultrapasse a tela do editor, pois se não o fizer o seu sistema poderá não inicializar devido as quebras de linhas quando o arquivo for salvo e o sistema reiniciado.

Relembrando: flag -w (não faz quebras de linhas automáticas dos parágrafos, caso as mesmas sejam longas)


Dicas de uso básicas do nano

Para salvar um arquivo use CTRL + O
Para salvar o arquivo com outro nome, use CTRL + O e digite um novo nome pro arquivo, na barra que surgira acima das teclas de atalho.
Para sair CTRL + X

Cortando e colando

Para cortar uma única linha inteira use CTRL + K ao mesmo tempo.
Depois posicione o cursor na parte que você deseja colar o que foi cortado usando as teclas CTRL + U

Cortar apenas parte de um texto (não cortar toda a linha).

Posicionar o cursor na parte desejada a cortar e acione as teclas CTRL + 6, na parte inferior acima das teclas de atalho aparecerá Marcação Feita, use a seta direcional direta para ir selecionado as palavras e após tecle CTRL + K para cortar.

Depois use o CTRL + U para colar na parte desejada.

Notas:
Enquanto você não cortar o texto ou cancelar a seleção usando a mesma combinação CTRL + 6 você não poderá editar o documento.

Pode usar as outras setas direcionais para esticar a seleção para o paragrafo abaixo ou para ir desselecionando partes selecionadas por engano.


Copiando

O nano não tem opção para copiar uma palavra ou seleção, apenas opção para copiar uma linha inteira está disponível, mas você pode utilizar o recurso de cortar parte de um texto conforme escrito acima e depois colar no mesmo lugar; e como o último texto cortado fica armazenando ainda no buffer até que se faça um novo corte, então role o documento e cole agora onde você desejar.

Para copiar um paragrafo inteiro use as teclas ALT + 6


Selecionando várias linhas consecutivas pelo teclado

Coloque o cursor no inicio da linha desejada e use CTRL + 6, note que será exibido Marcação Feita acima da barra de teclas de atalho. Utilize a seta direcional direita e seta para baixo para estender a seleção dos parágrafos e concluído use as teclas CTRL + K para cortar a seleção e depois para colar CTRL + U.

Para cancelar a marcação atual, use a mesma combinação de tecla CTRL + 6, sendo exibido acima da barra de teclas de atalho neste momento Marcação Desativada, podendo agora voltar a digitação normal do texto.

Procurando texto

Procurar texto é muito fácil, acione as teclas CTRL + W, e digite a palavra a ser procurada. Para procura a próxima ocorrência da mesma palavra já digitada anteriormente para pesquisa acione CTRL + W novamente (a última palavra digitada pra procura fica sendo exibida em Pesquisar) e tecle Enter; e se desejar procurar uma nova palavra e só digitar a mesma e teclar Enter.


Substituir palavras

Tecle ALT + R

Aparecerá uma barra inferior denominada Pesquisar (Para substituir na seleção:) digite a palavra a ser pesquisada e tecle Enter.
Surgira então Substituir por: digite a nova palavra e tecle Enter
Em Substituir esse termo ? Escolha uma das opções que são: S (sim) N (não) T (todos)

Tecle S para substituir, ele parte para a próxima ocorrência caso haja mais da mesma palavra digitada em Pesquisar, caso deseja parar a substituição atual, tecle CTRL + C


Habilitar a saída provisória para o shell

Para isto você deve copiar para o seu HOME o arquivo /etc/nanorc, usando o comando cp /etc/nanorc ~/.nanorc caso o mesmo não existe ainda no seu HOME.
Em versões antigas do nano ou em distro mais antigas a localização do arquivo nanorc pode está em outro diretório bem como ter uma pequena variação no nome do arquivo.


Editar o arquivo ~/.nanorc e localize a linha: #set suspend
Remova o # (sustenido) da frente de set suspend e pronto.
Agora quando você tiver editando um arquivo no nano e ao acionar as teclas CTRL + Z, você sairá do nano provisoriamente, enviando ele para o segundo plano e retorna ao prompt de comando.
Para retornar ao nano com o mesmo arquivo que você estava editando, basta digitar no prompt o comando fg ou fg nano que você retorna para o documento em edição.


Por enquanto é só, se gostou das dicas e quiser usar o nano como seu editor de console preferido ou em uma janela de terminal, ele tem ainda muitas outras opções a oferecer, para aprender sobre elas é só usar a ajuda interna e também executar o man nano.


4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. eu faço alt + 6 mas nao copia a linha inteira como vc fala, o cursor simplesmente quepbra a linha assim que faço alt + 6, eu colo com ctrl + U nada acontece, e nada acontece fazer seu copiar ensinado aqui, ou seja, nao copia. recortar e colar sim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu fiz este tutorial usava uma outra distro e funciona perfeito na mesma, Agora estou usando o Salix 14.1 e fiz o mesmo teste é funciona igualmente conforme está escrito aqui. Pode ser alguma configuração padrão da versão do editor do pacote da sua distro ou um conflito de atalho de teclado dependendo do nome da janela de terminal que você está usando como padrão. Experimente instalar o pacote nano de outra versão da sua distro ou de outra distro para ver se funciona. Ou experimente com outra janela de terminal diferente do que você usa.

      Excluir
  3. Show de bola. Estava procurando uma matéria assim sobre o nano. Já favoritei o blog.

    Um abraço!

    ResponderExcluir