domingo, 18 de maio de 2014

Roteando seu Smartphone


Neste artigo mostrarei um método simples de como rotear um Smartphone com Android, usando apenas o programa Kingo Android Root para Windows.
O procedimento é bastante simples, e normalmente não oferece perigo, mas tenha em mente que sempre algo poderá dar errado e danificar o aparelho.

Advertência

Não me responsabilizo pelos efetuais danos se algo ter errado, faça por sua conta e risco, embora que o método seja seguro, sempre há inúmeras variáveis que pode causar a danificação do sistema do seu Smartphone, como o mesmo está utilizado uma nova versão de Firmware diferente da época de lançamento do mesmo, ou você já mudou o mesmo por conta própria noutra ocasião, você fez uma instalação de uma nova ROM do sistema, já executou outros programas anteriores pra rotear o mesmo sem sucesso, você usou uma versão antiga do Kingo Android Root, vírus no computador, arquivo baixado parcialmente corrompido, instabilidade do Windows ou da sua Internet, versão do Android instalada, ou modelo do mesmo é muito recente e por ai afora.

Notas

O root foi realizado em um Smartphone Samsung GT S6313T usando a versão 4.1.2 do Android original deste modelo sendo que o mesmo não se encontra nas listas dos modelos suportados ou testado pelo Kingo Android Root, mas mesmo não estando listado você pode tentar usar o Kingo Android Root para fazer root no seu Smartphone, sendo que normalmente o erro mais comum é de o mesmo não conseguirá fazer o root caso não suporte o seu modelo, neste caso nada será alterado, mas lembra-se imprevisto sempre acontecem.
Os modelos suportados ou testados estão em http://www.kingoapp.com/android-root/devices.htm#samsung

Antes de rootear o seu Smartphone, faça um backup dos seus contatos, agendas, mensagens, documentos importantes e outros usando sua conta do Google pra armazenar nos servidores do Google, ou por um App especifico para isto salvando no cartão externo SD e de preferência copie o mesmo para o computador.

Não faça root se o seu Smartphone tiver ainda na garantia, pois isto invalidará o mesmo.

Realizando o root

Baixar o Kingo Android Root em http://www.kingoapp.com/

Após instalado o Kingo Android Root no Windows os procedimentos são:

Conecte o cabo USB no Smartphone com o computador e na barra de status do Smartphone acesse, Configurações/Opções do desenvolvedor e ative Opções do desenvolvedor deslizando o botão (deverá ficar verde), você receberá uma janela de aviso advertindo sob este procedimento, pressione OK para continuar e depois marque Depuração USB.

Inicie o Kingo Android Root e após o mesmo detectar o modelo do seu celular, clique em ROOT.
Agora é só esperar até surgir a tela final com o botão Finish (são apenas 3 telas caso não haja problemas diversos).

Durante todo procedimento não encoste no cabo USB e jamais mexa no Smartphone.

Tela 1


Tela 2


Tela 3



Ao terminar de fazer o root, o Kingo Android Root, automaticamente, reinicializará o seu Smartphone, clique então em Finish para encerrar o Kingo Android Root.

Levou apenas 3 minutos para conclusão do root.

Importante
Não desconecte o cabo USB até que o Smartphone termine sua reinicialização por completo.


Como saber se o meu Smartphone foi roteado ?

Nos Apps instalado deverá existir o ícone do SuperSu (ícone amarelo com o caractere #).




Como executar aplicação como root ?

Quando uma aplicação necessitar acesso de root, automaticamente surgira o SuperSu para você permitir este procedimento ou não, caso aceite esta aplicação será automaticamente executada como root daqui por diante, a não ser que você modique este procedimento no ícone do SuperSu para esta aplicação.

Exemplo:
O firewall do Avast Mobile Security somente funciona com Smartphone roteado, ao escolher esta opção automaticamente surgirá o SuperSU pra permitir ou não o acesso root.

O ES File Explorer, em Ferramentas tem a opção Explorador Root, ao ligar a mesma surgirá o SuperSu para permitir ou não, ao permitir o acesso pela primeira vez, nas demais vezes que você executar não será mais executado o SuperSu já que ficará gravado no mesmo a opção escolhida por você.

Nota:

Caso não queira mais executar as aplicações anteriores como root onde foi usado o SuperSu, basta executar o SuperSu nos Apps instalado e desmarcar opção de usar root no App selecionado.


Benefícios do Root

Mover os apps instalado na memória interna para o cartão de memória liberando assim mais espaço na mesma.

Usar um arquivo de troca, ou seja um swap para melhor o desempenho da memória RAM caso a sua está quase no limite máximo.

Remover Apps que veio junto com o seu Smartphone e que você não use (não remova Apps essenciais do sistema).

Alterar configurações padrão que somente pode ser feita com o root instalado.

Contras do Root

  • O seu Smartphone ser danificado durante o processo ficando inutilizado.
  • Se a instalação do root foi feita com sucesso ficando o Smartphone completamente funcional, você poderá danificar o mesmo sem querer removendo Apps essenciais ao sistema ou desabilitar processos vitais do sistema ou fazer configurações incorretas, pois agora você tem total controle do sistema.
  • A instalação de programas que mexem em configurações que somente funcionam como root nos quais você utilizará os mesmos para alterar o correto funcionamento do sistema.








Nenhum comentário:

Postar um comentário