terça-feira, 17 de junho de 2014

Configurando o Linux para iniciar em modo texto pelo GRUB

O padrão na grande maioria das distros hoje é inicialização completamente gráfica do sistema, mas se por algum motivo particular você desejar mudar este método e desejar que o sistema sistema fique no modo console como antigamente, onde se usava o comando startx para iniciar o X Window faça o procedimento abaixo.
Nas distros mais recentes do ubuntu e derivados iniciar o sistema pelo modo texto e diferente, já que não mais existe o arquivo /etc/inittab onde se podia apenas alterar o número do runlevel para fazer o sistema entrar diretamente no console no boot.
O procedimento em muitas distros atuais é editar o arquivo /etc/default/grub, usando um editor de texto ASCII puro.

No arquivo /etc/default/grub

Comentar a linha GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=”quiet splash”, adicionando o caractere # no início, sendo desativado a tela colorida do seu sistema.

Modifique a linha GRUB_CMDLINE_LINUX=”” para GRUB_CMDLINE_LINUX=”text”.
Este procedimento somente fará que seja apresentada as mensagens de inicialização do sistema em modo texto.

Agora para inicializar diretamente em modo texto
Descomente a linha #GRUB_TERMINAL=console (removendo o caractere # no início).

Salve o arquivo e depois execute o comando: sudo update-grub
Agora reinicie o computador para ver o resultado.

Abaixo a foto do arquivo /etc/default/grub com as linhas já alteradas para o modo console.


Notas:
Procedimento realizado no Xubuntu 12.10

Indo além

Após fazer o login em modo texto para iniciar o X Window executando o desktop padrão execute o comando startx.

Para executar outro tipo de desktop diferente do padrão use o comando xinit seguindo pelo caminho completo do executável do gerenciador de janelas.
Exemplos:
$ xinit /usr/bin/wmaker
$ xinit /usr/bin/startxfce4

Como iniciar sempre outro desktop diferente do padrão ao usar o comando startx ?

Para iniciar o seu desktop favorito sempre ao usar o comando startx que não seja o padrão do sistema, edite ou crie o arquivo ~/.xinitrc e coloque a seguinte linha no final do mesmo.

/usr/bin/wmaker

ou

exec /usr/bin/wmaker

ou

wmaker

Ao colocar a linha do executável do seu gerenciador de janelas no arquivo ~/.xinitrc que é lido toda vez por padrão ao digitamos o comando startx, será ignorado as configurações padrão do sistema, mas este procedimento somente funciona com o boot feito pelo modo texto (console), caso o seu boot seja totalmente gráfico indo direto ao gerenciador de login gráfico e depois ao desktop não funcionará a configuração feita no arquivo ~/.xinitrc.

Como iniciar o X Window automaticamente após o login?

Para iniciar o X Window automaticamente após o login no console sem precisar digitar o comando startx crie ou edite o arquivo ~/.bash_profile colocando no final do mesmo o comando startx.




6 comentários:

  1. Parabéns pela dica.
    Tenho uma dúvida.
    Um exemplo, se o X não conseguir abrir e eu estiver na tela no Grub, e editar o Grub, como no exemplo que você colocou e quando e ao entrar no modo texto, qual comando usar para reconfigurar o driver de vídeo que se utilizava antes?
    Uso o Xubuntu 14-04 LTS
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  2. Caro Luiz, a configuração do Grub é feita antes, no boot padrão da sua distro, após configurar o Grub e atualizar o mesmo e reiniciar o pc é que o sistema iniciará em modo texto. O X vai abrir pois a configuração feita no
    Grub não tem nada a ver com a configuração do X e outro detalhe não é necessário reconfigurar o driver de vídeo, o sistema continuará a usar o padrão de antes de você ter feito alterações no Grub, pois são coisas separadas.
    PS:
    A não ser que você queria modificar o driver de vídeo padrão usado automaticamente pelo sistema.

    ResponderExcluir
  3. Ok Nando, em relação ao Grub eu entendi.

    ResponderExcluir
  4. E no caso de não conseguir entrar no Modo Gráfico, tela preta, e só conseguir entrar no modo texto, num console. Qual comando deve ser usado para configurar o driver de vídeo?

    ResponderExcluir
  5. Execute xorgsetup ou X -configure ou Xorg -configure

    ResponderExcluir