quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Capturando o som que estiver saindo nos speakers com o Audacity

Você pode capturar qualquer tipo de som que está sendo executado localmente no computador ou som de uma página da internet para um arquivo no disco usando o Audacity. 

Na barra de Dispositivos do Audacity, ao lado do ícone do Microfone escolha Stereo Mix,  (default:Stereo Mixer:0) sendo que este nome pode varia conforme o driver ou fabricante da placa de som, depois é só clicar no botão Gravação. O Audacity capturará qualquer som que estiver saindo nas caixas de som do computador. 

Em alguns modelos de placas você tem que escolher a opção que tem o modelo do chipset e o device do mesmo como “HDA Intel: VT1705 Analog (hw:0:0) Stereo Mixer:0” (o nome inicial variará conforme o fabricante da placa de som e chipset e também poderá escolher “default:Stereo Mixer:0” já que as duas opções existe, mas varia de hardware, alguns permite o uso das duas outras somente de uma).

Depois para salvar é só da um stop na gravação e Exportar pra o formato desejado.

Outros possíveis procedimentos que pode ser necessário fazer 

No pavucontrol (Controle de volume do PulseAudio) 

Na aba Reproduzindo a barra de progresso deve está se mexendo se o som estiver em reprodução. 
Na aba Gravando escolha:   Monitor of Áudio interno estéreo analógico (Monitor of Áudio interno Analog Stereo em algumas versões mais antigas) 

Agora na aba Gravando o som que está sendo capturado, a barra de progresso deve está se mexendo também durante a captura do som. Dependendo da placa de som a barra de progresso pode não se movimentar, mas a gravação funcionará perfeitamente e também nem aparecer a opção para selecionar “Monitor of Áudio interno estéreo analógico” quando for utilizado o Audacity ficando toda guia escurecida, neste caso você deve escolher pelo Audacity  uma das opções citadas anteriormente. 

Notas:
Conforme o fabricante da sua placa de som e o driver usando nas "Preferências do Audacity" em Dispositivos de “Reprodução” e “Gravação” usando a opção padrão default selecionado nos dois funcionará para fazer a captura do áudio que está saindo nas caixas de som, mas isto dependera do seu hardware, se o seu sistema reconheceu 100% a sua placa de som e se o Audacity também reconheceu corretamente todos dispositivos do som, pois caso contrário o mesmo poderá apresentar vários problemas ao escolher alguma das outras opções para Gravação como travamento, faltar mais opções de som e os menus sumir de repente não tendo de forma alguma como utilizar o Audacity para capturar o áudio que está saindo nos speakers, devendo então utilizar um outro programa para esta finalidade.

Cuidado: 
Atenção ao alterar as opções padrão do pavucontrol, conforme a opção escolhida você poderá não conseguir gravar nada, o som ficar mudo etc.., antes de alterar qualquer coisa anote sempre os padrões ou faz um screenshort de cada aba do pavucontrol com as opções padrão. Em algumas distros pode ser necessário reiniciar o computador se você fez muitas alterações no pavucontrol ou Audacity para que o som seja ouvido novamente mesmo depois de voltar com as configurações padrão. 


Algumas telas








O teste foi feito em 4 computadores bem diferentes no hardware, sendo 2 desktop, um com  placa mãe pra cpu Intel e outro com placa mãe para cpu AMD, e um notebook e netbook com cpu Intel, sendo que 3 deles usavam o Xubuntu 12.10 e somente o notebook que é bem antigo usava o Xubuntu 10.10 com o desktop do Window Maker.

Nenhum comentário:

Postar um comentário