segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Acessando compartilhamentos Windows facilmente pelo Thunar no Mageia 4.1

Você deve ter os pacotes samba-winbind e gvfs-smb instalado depois execute o Centro de Controle do Mageia, em Segurança, abra Configurar Firewall.

  • Na primeira tela que é "Para quais serviços você deseja permitir conexões vinda da Internet ?" marque "Compartilhamento de Arquivos Windows (SMB)" para permitir que outros micros da sua rede local acessem seus compartilhamentos windows, depois clique no botão Avançado e adicione as portas 53/tcp , 53/udp , 5353/tcp e 5353/udp e clique no botão OK.

  • Na segunda tela marque "Compartilhamento de Arquivos Windows (SMB)" e deixe marcado as portas 53/tcp, 53/udp, 5353/tcp e 5353/udp depois clique em OK.

  • Na terceira e última tela de configuração que é as interfaces de rede que serão protegidas, se você tiver apenas uma placa de rede instalada em um micro Desktop, que esteja conectada a um roteador wireless e este a um cable modem ou modem ADSL, desmarque a mesma, que normalmente é enp1s0 pois se não fizer não conseguir acessar compartilhamentos Windows pelo Thunar com o Firewall ativo na sua rede interna.


Pronto agora no Thunar clique em Rede, depois clique em "Navegar na rede" para localizar computadores que esteja compartilhando pastas remotas windows, sendo exibido os nomes de hostname dos computadores Windows ou Linux rodando Samba.

Este mesmo procedimento é valido para outros gerenciadores de arquivos que tenha suporte a Rede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário