segunda-feira, 13 de abril de 2015

Instalação da multifuncional HP Deskjet ink Advantage 2546 no GNU/Linux

Esta excelente multifuncional (impressora, scanner e copiadora) funciona tanto conectada diretamente pelo cabo usb como somente pelo WI-FI (sem cabo usb) e atualmente comercializada em todo o Brasil (abril 2015) é 100% compartível com o GNU/Linux deste que você tenha a versão mais recente do HPLIP instalada ou uma não muito antiga que tenha listado o driver HP Deskjet 2540 Series.

Sobre o driver HPLIP

Caso o HPLIP padrão da sua distro não foi compilado com suporte a interface gráfica não existirá no seu menu de programas o item HP Device Manager (neste caso também não existirá o comando hp-toolbox, pois o mesmo é uma gui para todos os comandos da HP), devendo executar então em uma janela de terminal o comando hp-setup que iniciará somente em modo texto para instalação mas sendo bem fácil o seu uso; mas se preferir você pode executar qualquer gui gráfica do CUPS para instalar a impressora, caso sinta alguma dificuldade para utilizar a linha de comando ou pelo navegador web. Também pode baixar a versão mais atual do HPLIP em formato .run que é um instalador avançado que deve ser executado em uma janela de terminal que compilará o driver para você com uma de séries de perguntas e tentara resolver possíveis problemas encontrados e no final do processo você terá um hp-setup em modo gráfico ou também baixar o source para uma compilação manual que muitas vezes poderá falhar pois ele não resolverá automaticamente vários problemas como o instalador em formato .run que baixa até as dependências necessárias e removerá pacotes conflitantes mesmo que sua distro tenha mais de 4 anos e esteja sem suporte do repositório oficial numa instalação feita no Xubuntu 10.10, o qual funcionou magnificamente a instalação.

O download do driver mais recente pode ser feito diretamente em 

Atenção
Se você tiver usando uma distro com mais de 2 anos de uso, o instalador em formato .run pode não instalar automaticamente a nova versão devendo entrar diretamente no diretório descompactado e usar o comando make install, caso ocorrido no Xubuntu 12.10 devido a um erro quase no final do processo, e apesar deste erro ocorrido a nova versão do HPLIP funcionou perfeitamente.

Ao utilizar o instalador em formato .run não será necessário remover o pacote antigo do HPLIP da sua distro antes da execução do instalador, pois durante o processo de instalação o instalador identificará a versão já existente e ser houver conflito ele perguntará se deseja excluir os arquivos antigos da  instalação anterior ou sob regravar os arquivos existentes para você, eu  escolhi excluir (os pacotes da versão antiga não são removidos, sendo apenas excluídos os arquivos deste pacote).

Quando for instalar a versão mais recente do HPLIP depois de muito tempo que  foi feita a instalação da impressora optando por excluir a versão antiga não se preocupe com as configurações da impressora instalada, pois elas estarão intactas pois que tem armazenadas elas é o CUPS não sendo precisando reinstalar novamente a impressora por causa da atualização do HPLIP.

O Nível de tinta, pode ser visualizado graficamente no hp-toolbox (gui gráfica) ou executando o comando hp-levels em uma janela de terminal, muito útil caso o HPLIP da sua distro não foi compilado com gui gráfica.

Scanner

Na parte do scanner não precisa fazer a instalação do mesmo e nem qualquer configuração manual, pois o mesmo é reconhecido automaticamente pelo sistema e ao executar o simple-scan ou o xsane você já pode a começar a escanear de imediato, mesmo que você não tenha instalado ainda a multifuncional pelo hp-setup.

Instalação da impressora conectada somente pelo cabo usb

Você pode instalar a impressora facilmente de 3 formas diferentes:
Por qualquer gui gráfica do CUPS como system-config-printer, pelo navegador web em http://localhost:631 ou pelo HPLIP executando o comando hp-setup.

Execute no seu menu de programas, o atalho Print Settings ou em uma janela de terminal, digite o comando system-config-printer.

Nota
Nas telas abaixo a impressora está sendo instalada diretamente pelo CUPS graficamente através do comando system-config-printer que utilizará automaticamente o driver HPLIP do seu sistema.

Para instalar, clique no botão Adicionar.


Na segunda tela em Devices ele já indica o drive mais indicado para o modelo Deskjet 2546 que é o driver Deskjet 2540 Series, aceite o sugerido, caso seja listado mais que um selecione aquele que mais se parece com a sua impressora.



Na terceira tela em Printer Name, aceite o nome sugerido para o ícone da sua impressora ou digite um outro nome de preferência curto e sem espaços no nome, principalmente se você vai fazer mais instalações desta mesma impressora para criar perfis de impressão diferentes para não ter que configurar sempre as propriedades na hora que for imprimir caso você utiliza diferentes qualidades diariamente.

Em Description aceite a descrição sugerida ou digite uma outra qualquer que lembre facilmente um perfil de configuração no caso de você for criar mais de uma instalação da mesma impressora. Exemplo: Impressão rascunho, Impressão normal, Impressão fotográfica para papel fotográfico.

Em Location pode deixar em branco se preferir.


Na última tela, a impressora foi instalada com sucesso e será perguntado se deseja imprimir uma página de teste, se é a primeira vez que você instala a mesma, clique no botão Print Test Page para ver o resultado.



Alterando as propriedades da impressora instalada

Execute no seu menu de programas, o atalho Print Settings ou em uma janela de terminal, digite o comando system-config-printer

Clique no ícone no nome dado para a sua impressora na instalação utilizando o botão direito do mouse e escolha Propriedades



Nível de tinta

O nível de tinta não é suportado dentro do CUPS, para visualizar o nível de tinta, caso o HPLIP da sua distro não tiver suporte a gui gráfica depois de instalada a impressora pelo CUPS execute em uma janela de terminal o comando hp-levels.

$ hp-levels

HP Linux Imaging and Printing System (ver. 3.13.11) 
Supply Levels Utility ver. 2.0 

Copyright (c) 2001-13 Hewlett-Packard Development Company, LP 
This software comes with ABSOLUTELY NO WARRANTY. 
This is free software, and you are welcome to distribute it 
under certain conditions. See COPYING file for more details. 

Using device: hp:/usb/Deskjet_2540_series?serial=BR51MFG0V*****

Tri-color cartridge 
Part No.: 662 
Health: Good/OK 

----------------------------------------------------------------------------- 
|/////////////////////////////////////////////////////////////              | (approx. 80%) 
----------------------------------------------------------------------------- 

Black cartridge 
Part No.: 662 
Health: Good/OK 

----------------------------------------------------------------------------- 
|/////////////////////////////////////////////////////////////              | (approx. 80%) 
----------------------------------------------------------------------------- 

Done. 


Instalação da multifuncional HP 2546 via WI-FI 

Antes de instalar a impressora primeiro devemos configurar a mesma para ser acessada via WI-FI e somente depois de configurada é que instalaremos a mesma via WI-FI em outros computadores, mas para isto devemos conectar a multifuncional pelo cabo usb ao computador e depois de configurado o acesso ao WI-FI o cabo usb pode ser removido, podendo agora instalar a mesma em vários computadores da sua rede somente pelo WI-FI. A configuração de acesso a multifuncional via WI-FI somente pode ser realizada pelo hp-setup deste que o HPLIP foi copilado com suporte a gui gráfica pois sem a mesma não será possível fazer a configuração do acesso WI-FI da multifuncional e não tendo como configurar este acesso diretamente pelo CUPS.

Nota:
Se você deseja acessar sua impressora via WI-FI é essencial criar um IP fixo para sua impressora, pois durante instalação da multifuncional via WI-FI o instalador no GNU/Linux utiliza o IP atual que foi atribuído a ela pelo roteador na instalação utilizando este IP no device da url da impressora, que certamente será diferente quando sua multifuncional reconectar de novo na rede quando ela for ligada noutro dia, ou desligada e religada depois de algum tempo quando mais computadores tiverem entrado na rede WI-FI.


Configurando o acesso WI-FI para a sua multifuncional

Este procedimento somente pode ser feito pelo hp-setup deste que o mesmo tenha suporte a gui gráfica, não tendo como fazer pelo CUPS.

Para configurar o acesso WI-FI é necessário conectar a multifuncional ao computador pelo cabo usb e após configurado o mesmo o cabo usb poderá ser removido.

Em uma janela de terminal execute o comando hp-setup, e escolha a terceira opção da janela Device Discovery que será utilizada para configurar o acesso WI-FI e instalar também ao mesmo tempo a multifuncional no computador atual utilizado. Depois de realizado o processo abaixo para instalar a multifuncional em outros computadores pelo WI-FI escolha a segunda opção já que o acesso WI-FI já está configurado dentro da multifuncional.











Pronto sua multifuncional está instalada via WI-FI em seu computador agora você pode remover o cabo usb da mesma, podendo acessar todos os recursos remotamente da mesma.
Um ponto muito importante que no momento da configuração do acesso WI-FI a multifuncional recebeu o IP 192.168.1.103 atribuído pelo roteador WI-FI e este IP foi utilizado no device da url na instalação feita no seu computador e portando quando você desligar a multifuncional e ligar ela novamente, especialmente após terem entrando outros computadores ou celulares em sua rede WI-FI, o IP atribuído a impressora agora pelo roteador será outro como exemplo IP 192.168.1.106, portando nada funcionará na sua multifuncional pois o acesso à mesma está configurado com o IP 192.168.1.103 no seu sistema. Para não ter este problema você deverá criar um IP fixo para sua multifuncional.


Configurando um IP fixo para a multifuncional

Para isto devemos descobrir qual é o IP que sua impressora está utilizando neste momento que foi distribuído pelo seu roteador WI-FI.

Você pode fazer isto de 2 maneiras:

Pela própria multifuncional:
Pressione os botões Sem fio e Iniciar cópia Preto ao mesmo tempo no painel de controle da impressora. (será necessário 3 folhas de papel A4 na bandeja, pois é imprimido um relatório completo sobre a sua rede WI-FI)

Por ferramentas de rede (sem gastar papel e tinta):

nmap = utilize somente se você tiver 2 ou 3 computadores ligados, pois o nmap não exibi o nome de host dos computadores, pois se houver muitos computadores ligados ficará muito difícil descobrir qual é o da multifuncional.

nbtscan = este é melhor, pois exibi o IP e o nome de hostname dos computadores e até o nome do grupo de trabalho de uma pasta compartilhada na rede via samba.

Exemplo:
$  nbtscan  192.168.1.0/24 
192.168.1.102   CASA\MESA                       SHARING 
192.168.1.104   \HPFCF2F5                      
*timeout (normal end of scan)

Onde MESA é o nome de hostname do único computador que está ligado no momento em uma pequena rede doméstica, de onde foi executado este comando.
HPFCF2F5 é o nome de hostname da multifuncional HP.
192.168.1.0/24 (faixa de IPs da minha rede local) e CASA é um grupo de trabalho do samba.

Com o relatório em mãos ou com o resultado do comando nbtscan, digite o IP da impressora no seu navegador, pois vamos acessar a interface do servidor web da multifuncional HP.



Na guia Ferramentas, clique na coluna a esquerda Utilitários, depois clique no botão Definir endereço de IP estático 
Você receberá um alerta de segurança, no Firefox clique Entendo os riscos, depois clique em Confirmar exceção de segurança, isto é normal e não oferece nenhum risco ao seu sistema neste caso específico pois você está acessado o servidor web da sua HP.
O IP estático será atribuído automaticamente sendo bem alto acima da faixa final que vem definida por padrão no meu roteador WI-FI que no meu caso é  192.168.1.199 sendo atribuído o IP 192.168.1.237 para a multifuncional.


Notas: 
Em outros modelos de multifuncional da HP a mesma permite digitar um IP estático desejado manualmente.

Não será preciso desligar a impressora, o novo IP já será utilizado a partir de agora todos os dias, não mudando nunca. 
Agora basta alterar o IP definido na instalação da impressora WI-FI em seus computadores editando as propriedades dela para o IP fixo caso você instalou ela em computadores sem ter definido antes um IP fixo, que ela funcionará normalmente não importa a ordem dos computadores quando forem ligados pois o roteador WI-FI não modificará o IP fixo da impressora. 


Instalação remota direta com método CUPS  x hp-setup


Depois de configurada o acesso WI-FI da multifuncional pelo hp-setup e definido um IP fixo para a multifuncional pelo servidor web da HP, você pode instalar ela em qualquer computador diretamente pelo CUPS ou pelo hp-setup mas existem algumas diferenças entre o método escolhido.
Neste teste a multifuncional está conectada diretamente a rede WI-FI (sem está plugada a um cabo usb a um computador)

Instalação remota direta pelo CUPS

Se a multifuncional for instalada remotamente diretamente pelo CUPS somente funcionará a impressão de documentos, não será possível ver o nível de tinta e nem utilizar o scanner.

Forma mais correta para instalar remotamente a multifuncional pelo CUPS

Execute no seu menu de programas, o atalho Print Settings ou em uma janela de terminal, digite o comando system-config-printer.
Em Devices, selecione AppSocket/HP jetDirect e em Host: digite o IP fixo da sua multifuncional que no meu caso é 192.168.1.237 e deixe Port number em 9100, depois clique em Avançar, e conclua a instalação até o fim já que não haver dificuldades nas telas seguintes.





Notas:
O scanner é possível instalar remotamente em outro computador sem utilizar o hp-setup mas vai exigir algumas configurações manuais e a utilização de um servidor xinetd ou inetd o que pode ser muito complicado para iniciantes.

Já na parte do nível de tinta, não será possível visualizar o nível de tinta remotamente com uma instalação direta pelo CUPS pelo comando hp-levels, pois os níveis de tinta não são suportados diretamente pelo CUPS para este modelo de multifuncional.

A visualização do nível de tinta com o comando hp-levels com uma instalação direta pelo CUPS somente funciona se a multifuncional estiver conectada via cabo usb ao computador, sendo o comando hp-levels executado neste mesmo computador (não funciona remotamente neste caso específico).

A instalação remotamente pelo CUPS utilizar um device de url diferente do hp-setup que tem o seu próprio device padrão e por isto tudo funciona numa instalação feita pelo hp-setup.

Você pode criar várias instalações da multifuncional tanto pelo CUPS como pelo hp-setup, mas devendo atribuir nomes diferentes aos mesmos e preferencialmente curtos, podendo fazer configurações específicas para impressão em somente rascunho, com qualidade alta e impressão em papel fotográfico editando as propriedades de cada atalho criado, bastando apenas escolher na hora de imprimir qual deles vai utilizar. As propriedades de cada atalho criado pode ser editando tanto pelo CUPS ou pelo hp-toolbox independente de qual foi o método de instalação utilizado seja CUPS ou hp-setup.

Instalação remota direta pelo hp-setup

Tudo funciona perfeito remotamente, a impressão, o nível de tinta e o scanner.

Lembrando que para instalar em outros computadores da sua rede via WI-Fi remotamente (sem precisar do cabo usb agora) a multifuncional já deve está utilizado um IP fixo configurando anteriormente, devendo executar para isto o comando hp-setup em uma janela de terminal.


Na janela Device Discovery, selecione a segunda opção da mesma (Network/Ethernet/Wireless ........).
Clique em Advanced Options e em Network discovery selecione mDNS/Bonjour ou Avahi. Depois marque Manual Discovery e em IP Address or network name: digite o IP fixo da sua multifuncional e clique em Next.







Na terceira e última tela da instalação da janela Setup Device, altere o item Print name e o Description caso desejar ou aceite o sugerido pelo instalador.


Clique no botão Add Printer e está concluída a instalação.

Na tela abaixo utilizando o system-config-printer nas Propriedades da impressora selecionada vemos como é a url adicionada pelo hp-setup dentro do CUPS.



Copiar documentos (popularmente conhecido como xerox)

Para usar a copiadora não precisa instalar a mesma no sistema, podendo ser feito com o computador desligado e um detalhe importante é que não tem como mudar as propriedades da cópia pois é utilizado uma configuração fixa de fábrica na cópia, podendo apenas escolher entre copia em preto ou colorida acionando o respectivo botão no painel da multifuncional.

Distros onde eu instalei a minha multifuncional

Procedimentos de instalação realizados no Salix 14.1, Linux Mint 17, Xubuntu 12.10, e Xubuntu 10.10.

Sobre a instalação nas distros GNU/Linux

Salix 14.1 = o HPLIP versão 3.13.11 padrão da distro não tem suporte a gui gráfica, onde a instalação foi realizada diretamente pelo comando hp-setup em uma janela de terminal, sendo o mesmo executado automaticamente em linha de comando já que não há suporte gráfico (caso houve-se suporte gráfico o mesmo iniciaria automaticamente em uma janela gráfica), mas sendo bem fácil e intuitiva a instalação. Um detalhe que neste caso a instalação da impressora somente funcionará conectada pelo cabo usb e não tendo como configurar o acesso pelo WI-FI já que não há suporte a gui gráfica. No Salix 14.1 foi feita a primeira instalação da multifuncional.

Linux Mint 17 = foi utilizada a versão 3.14.3 do HPLIP padrão da distro que é compilada com suporte a gui gráfica e tem o driver HP Deskjet 2540 Series e ao executar o comando hp-setup em uma janela de terminal o mesmo inicia graficamente. 
Você também pode escolher pelo menu de programas o item HP Device Manager (grupo Acessórios), que o mesmo executará o comando hp-setup ao escolher instalar. Pelo Linux Mint 17 foi onde foi feita a segunda instalação da multifuncional e sendo também o acesso WI-FI configurado pelo mesmo.


Xubuntu 10.10 (Maverick) e 12.10 (Quantal) = como os mesmos são muito antigos, sendo de 2010, e 2012 o HPLIP padrão da distro não tem o driver HP Deskjet 2540 Series, tendo que baixar a versão mais recente do driver diretamente do site http://hplipopensource.com/hplip-web/gethplip.html e instalar o mesmo.
Escolha o arquivo do driver em formato .run para instalar a versão mais recente, pois este instalador avançado resolve sozinho várias dependências que pode faltar para a nova versão e removerá pacotes conflitantes automaticamente mesmo em distro com mais de 4 anos já sem suporte do repositório oficial da distro (pelo menos com o Xubuntu 10.10 e 12.10 que são Ubuntu com outra interface gráfica). Um outro detalhe também é que nas duas versões do Xubuntu estava ativo o repositório OLD-RELEASES para as mesmas para onde são movidos os pacotes originais quando termina o suporte oficial.
Nos Xubuntu Quantal e Maverick foram feita a 3ª e 4ª instalação da multifuncional respectivamente.

Caso você escolher a versão mais recente em um pacote source .tar.gz para compilação manual, certamente a mesma falhará em distros mais antigas já que não será resolvido as dependências automaticamente, ficando impossível e inviável você conseguir descobrir e baixar todas elas manualmente e também muitas delas nem existirá no repositório padrão da distro, isto se o mesmo já não estiver desativado.


Telas do hp-toolbox

























































Um comentário: