terça-feira, 15 de novembro de 2022
Virtualizando um Sistema Operacional em linha de comando com o qemu
sábado, 15 de outubro de 2022
Encontre seus arquivos facilmente com Fsearch
Fsearch é um programa feito em GTK3 que encontra seus arquivos facilmente a medida que você vai digitando e você pode fornecer mais de uma palavra na mesma barra de pesquisa para ir diminuindo a quantidade de arquivos coincidentes. Você pode escolher por pesquisar somente por nome de Pastas, Ficheiros ou Tudo.
Para utilizar o fsearch você tem que adicionar um ou mais caminhos de uma pasta para criar a base de dados, onde a mesma é super rápida tanto na criação ou atualização.
Você pode adicionar caminhos de um ponto de montagem (pasta) de um 2º HD/SSD interno do computador ou de um HD/SSD externo conectado na porta usb mas lembrando que o ponto de montagem deve sempre utilizar exatamente o mesmo caminho e nome de pasta.
Num HD/SSD utilizado como backup conectado na porta usb a criação ou atualização da base de dados será lenta devido que o barramento usb é muito lento em comparação ao Barramento Sata, onde num HD externo de 1 TB com 380 GB ocupado, num total de pouco mais de 430.000 arquivos levou 8 minutos (tanto para criação/atualização), já este mesmo espaço ocupado e total de arquivos levaria apenas alguns segundos em um HD na porta Sata.
Mesmo que o HD externo não esteja conectado na porta usb, você pode atualizar a base de dados do fsearch normalmente, onde neste caso a atualização é feita em poucos segundos, mas se quiser saber se no HD externo tem os arquivos digitados na pesquisa sem ele está conectado na porta usb, após ter feita a atualização da base de dados com ele desconectado é necessário fechar a janela do fsearch atual e executa-lo novamente para que os arquivos que estão no HD externo que atender ao critério seja listado também.
O fsearch é um indexador de arquivos muito leve e rápido quando ativo, salientando que ele não trabalha em 2º plano para atualizar a base de dados onde você deverá atualizar a mesma manualmente na janela do programa quando você criar novos arquivos ou excluir arquivos no local que está adicionado ao fsearch caso você cria ou excluir muitos arquivos diariamente.
Característica do fsearch
- Você pode copiar arquivos e pastas da janela do fsearch e colar na janela do seu gerenciador de arquivos (pcmanfm, thunar, nautilus e outros de ambiente desktop)
- Abrir a pasta no gerenciador de arquivos
- Copiar caminhos de arquivos e pastas
- Abrir os arquivos que estão associados a programas do seu sistema
- Excluir arquivos diretamente da janela do fsearch onde o mesmo é enviado para lixeira do sistema
- Cortar (Mover) arquivos e na janela do seu gerenciador de arquivos você cola os mesmos na pasta desejada.
Nota:
Ao usar a opção de excluir arquivos ou cortar arquivos da janela do fsearch a base de dados deverá ser atualizada manualmente para que os mesmos não apareça mais na listagem caso use os mesmos critérios anteriores.
Instalando o fsearch no Debian
Nos repositórios do Debian não existem o pacote do fsearch, mas você pode baixar pacotes .deb feito especificamente para o Ubuntu no site do desenvolvedor, mas dependendo da versão baixada poderá haver dependências na instalação que você devera saber como resolve-las.
Para o Debian de versão 10 ou 11 de 64 bits ou Ubuntu 16.04 baixe o pacote abaixo cujo não houve dependência nestas distros executando no terminal:
Depois faça:
$ sudo dpkg -i fsearch-trunk_0.1+362+9~ubuntu18.10.1_amd64.deb
Instalação da versão mais recente do fsearch no Ubuntu
A versão mais recente do fsearch é a 0.2 que conta com muitos novos recursos e melhorias, como o uso de expressões RegEx, suporte a curingas e muito mais, onde para isto você deve utilizar o repositório PPA oficial do criador na sua distro baseada em Debian ou Ubuntu e com isto você receberá novas atualizações do fsearch quando elas estiferem disponíveis.
Janela inicial do fsearch
segunda-feira, 12 de setembro de 2022
Gráfico dinâmico com validação de dados no LibreOffice Calc
No vídeo abaixo mostrarei como criar um gráfico dinâmico de barras no LibreOffice Calc fazendo uso das funções ÍNDICE e LINHA e da Validação de dados.
Clique aqui para baixar documento utilizado no vídeo video-Gráfico dinâmico com validação de dados no LibreOffice.ods
quinta-feira, 18 de agosto de 2022
Como fazer para que o player qmmp reproduza som midi ?
segunda-feira, 4 de julho de 2022
Tire shots com scrot facilmente com Zscrot
Zscrot é um script feito em zenity para tirar screenshot, que faz uso do comando de terminal scrot, sem precisar usar janela de terminal ou configurar teclas de atalho de teclado, podendo tirar shot da tela inteira, da janela ativa, copiar para o clipboard e capturar área com o mouse. Basta acessar o atalho do Zscrot no grupo Acessórios do seu menu de programas.
Para instalar no terminal faça: sudo tar -xvf zscrot.tgz -C /
Download do script Zscrot
sexta-feira, 18 de março de 2022
Conky exibindo até 2,5x mais RAM usada em algumas distros
Devido algumas mudanças interna do conky ele pode exibi até 2,5x mais RAM usada do que o valor real usado pelo sistema, em algumas distros conforme a versão do conky.
Por exemplo no Conky em RAM usada no monitor é exibido 750 Mib enquanto que com o comando free -h a RAM usada é de 300 Mib.
Como corrigi esta diferença de RAM usada ?
A solução para que o conky exiba a mesma quantidade RAM usada do sistema obtida com o comando free -h é não adicionar ou eliminar a linha ${color white}RAM Uso:$color $mem/$memmax - $memperc% e no lugar dela usar estas outras abaixo que exibirá o resultado do comando externo
free -h
${color white}RAM usada:${alignr 100}${exec free -h | grep Mem | cut -c 25-35}
Procedimento realizado no conky versão 1.11.6 no Debian 11.
Screenshot de comparação da RAM usada
Já a janela do conky de fundo azul utiliza o comando externo free -h
sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022
Servidor samba versão recente e protocolo LANMAN1
Numa rede pequena com 4 pcs, todos com Linux (2 desktop, 2 notebook) e 3 celulares com Android, quando eu instalei o Debian 11 no meu desktop pessoal e fui fazer a transferência de arquivos do celular via wifi para o servidor samba do Debian 11 o App Arquivos do Android que utilizo sempre para esta finalidade onde já utilizei o mesmo com diferentes distros e versões que sempre funcionava, agora não conseguia achar o servidor Debian 11 que usa o samba 4.13.13.
os dispositivos da rede para achar o problema.
Desktop cliente com Lubuntu Xenial com samba 4.3.11 não consegue conectar ao servidor Debian 11, mas conecta no Debian 10.
Notebook cliente com Debian 10 com samba 4.9.5 consegue conectar ao servidor Debian 11, Debian 10 e Lubuntu Xenial.
O servidor Debian 11 acessa os compartilhamentos remotos dos outros pcs normalmente.
Somente o desktop Lubuntu Xenial com samba 4.3.11 e o celular não consegue acessar o servidor samba do Debian 11.
A solução do problema
No servidor Debian 11 edite o arquivo /etc/samba/smb.conf e na seção global coloque esta linha "server min protocol = LANMAN1" sem as aspas, salve o arquivo é reinicie o serviço do samba.
Pronto agora Lubuntu Xenial e celulares com Android conseguem conectar ao servidor samba do Debian 11.
Procurando saber mais sobre os protocolos, descobrir que no Debian 11 o protocolo LANMAN1 vem desabilitado por padrão na versão do samba 4.13.13 enquanto nas versões antigas do samba que eu utilizo nos outros pcs este protocolo vem habilitado por padrão.
No Ubuntu 20.04 que usa o samba 4.13.14 também vem desabilitado o protocolo LANMAN1 que pelo jeito o padrão agora nas versões recentes do samba e vir desabilitado.
Para descobrir se o protocolo LANMAN1 está habilitado por padrão basta usar o comando testparm -v | grep proto e caso ele não seja listado, ele está desabilitado por padrão nas configurações do seu samba.
Exemplos:
No micro com Lubuntu Xenial e Notebook com Debian 10, o protocolo LANMAN1 vem habilitado por padrão
$ testparm -v | grep proto
Press enter to see a dump of your service definitions
No micro com Debian 11 o protocolo LANMAN1 vem desabilitado por padrão.
A listagem abaixo é antes de acrescentar a opção "server min protocol = LANMAN1" no arquivo /etc/samba/smb.conf
$ testparm -v | grep proto
Press enter to see a dump of your service definitions
Após acrescentar a linha "server min protocol = LANMAN1" no arquivo /etc/samba/smb.conf
$ testparm -v | grep proto
sexta-feira, 21 de janeiro de 2022
Configurando o user-agent no navegador Epiphany ou Gnome Web
$ gsettings set org.gnome.Epiphany.web:/org/gnome/epiphany/web/ user-agent "Mozilla/5.0 (X11; Linux x86_64; rv:83.0) Gecko/20100101 Firefox/88.0"
O final Firefox/88.0 é a versão do Firefox 88.0 que você deseja que o seu navegador seja reconhecido como Firefox de versão 88.0 pelo site.