quarta-feira, 5 de junho de 2013

Reduzindo o tamanho dos arquivos pdf

Se você tem o cups-pdf instalado ou a extensão printpdf para firefox, ou baixou um pdf da internet e o arquivo tem mais de 1 mb de tamanho, você pode usar o seguinte script para tentar reduzir o tamanho do arquivo pdf, liberando mais espaço no seu disco, ao armazenar somente os pdf reduzido, caso você costuma imprimir muito para pdf ou baixa muitos arquivos pdf da Internet.

Nome do script: reduzpdf salvo em /usr/local/bin com permissão x.

Conteúdo:
# Sintaxe: reduzpdf entrada.pdf saida.pdf 
gs -sDEVICE=pdfwrite -dCompatibilityLevel=1.4 -dPDFSETTINGS=/screen
-dNOPAUSE -dQUIET -dBATCH -sOutputFile=$2 $1 

Nota:
Não pode haver quebra de linha do comando gs devendo ser tudo em uma linha única, aqui há quebra devido a formatação da página.

No teste feito um arquivo de entrada.pdf tinha 1.2 mb de tamanho e o arquivo reduzido (saida.pdf) ficou  com 238 kb de tamanho com exatamente o mesmo conteúdo nas mesmas posições e bem mais leve ao abrir o mesmo.
Noutro teste um arquivo de 9 mb ficou com 1.8 mb de tamanho.
A redução pode variar muito ficando de 3,5 a 9 vezes menor do que o original, o que vai varia muito na redução são imagens, layout, objetos, tabelas no arquivo pdf e outros elementos do arquivo original de entrada.

Notas:
O script reduzpdf não funciona com arquivos que tenha espaço em branco no nome mesmo que seja colocado entre aspas duplas, devendo ser nome único e sem espaço em brancos, tanto no arquivo de entrada quanto no arquivo de saída.
Você pode usar os caracteres - ou _ para unir os espaços em branco ao renomear o arquivo para uma identificação melhor do mesmo, nos arquivos de  entrada e saída. Caracteres acentuados são válidos.

Para facilitar a eliminação de espaços no nome do arquivo utilize o meu script semespaco que ser encontra no artigo Eliminando o espaço em branco em nomes de arquivos neste blog. 

Exemplo de uso:
Nome original canções de amor.pdf

Usando o script semespaco:
$ semespaco "canções de amor.pdf" 

Resultado: canções_de_amor.pdf

Reduzindo o tamanho do arquivo pdf:
$ reduzpdf canções_de_amor.pdf canções_de_amor2.pdf

Você tem que digitar um novo nome para o arquivo de saída, ou para utilizar o mesmo nome que seja parecido com o do  arquivo de entrada, digite as primeiras letras do arquivo de entrada e depois use a tecla TAB para completar o nome todo e antes da extensão pdf digite 2. Após feita a redução der uma rápida conferida no arquivo reduzido para ver se não houve problemas ou perda de conteúdo na redução, podendo então excluir o arquivo pdf original se tudo deu certo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário