sexta-feira, 24 de março de 2023

Utilizando mídia de armazenamento usb no qemu em linha de comando

 

Você pode utilizar mídia de armazenamento usb como pendrive, HDs e SSDs para fazer transferência de arquivos entre a maquina virtual e o dispositivo usb 

conectado  no computador facilmente.

 

Procedimentos:

 

Inseria a mídia usb na porta usb do seu computador, onde a mesma não é necessária  se montada para ser reconhecida no qemu.

 

Você deverá fornecer dois tipos de valor da mídia usb conectada na porta usb que são os valores do idVendor= e idProduct= para ser repassada junto com a linha de comando do qemu ao iniciar a maquina virtual.

 

Para saber os valores do idVendor= e idProduct= numa janela de terminal

execute o comando  sudo dmesg e algumas linhas acima da saída deste comando você verá este tipo de informação sobre a última mídia usb inserida:

 

[ 3727.411594] usb 1-1: New USB device found, idVendor=0930, idProduct=6544, bcdDevice= 1.00

[ 3727.411602] usb 1-1: New USB device strings: Mfr=1, Product=2, SerialNumber=3

[ 3727.411607] usb 1-1: Product: DataTraveler 2.0

[ 3727.411611] usb 1-1: Manufacturer: Kingston

 

Importante:

Um detalhe é que você deverá iniciar a maquina virtual com o valores obtidos

utilizando o sudo na frente do comando qemu ou então alterar antes as permissões referente ao bus utilizado pela mídia usb executando desta forma:

 

sudo chown -R seu-user * /dev/bus/usb/001

 

Nota:

Quando o computador for reiniciado as permissões originais do bus volta para o padrão do sistema.

 

$  sudo qemu-system-x86_64 -enable-kvm -smp 2 -m 1G -boot d -hda slackel7.5.qcow2 -device usb-ehci,id=ehci -device usb-host,bus=ehci.0,vendorid=0x0930,productid=0x6544

 

Aqui foi utilizado o sudo na frente do qemu já que não alterei as permissões do bus, e onde 0930 é o valor do idVendor e 6544 é o valor do idProduct devendo ser especificado exatamente conforme do jeito que está na linha de comando acima.

 

Na maquina virtual, basta executar o seu gerenciador de arquivos tipo desktop como pcmanfm, thunar e outros e em Locais clicar no nome da sua mídia usb para que ela seja montada, podendo transferir arquivos entre a maquina virtual e a mídia usb e da mídia usb para maquina virtual.

 

Notas:

Se você utiliza muito a mesma mídia usb com a sua maquina virtual coloque toda linha de comando acima dentro de um script.

 

Caso você conectar a mídia usb depois de iniciado a maquina virtual a mídia usb

não será reconhecida mesmo que você tenha repassado o  idVendor= e  idProduct= desta mesma mídia na linha de comando do qemu no caso de ela está em um script.

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário