Usando o seu navegador da sua distro acesse o site oficial https://www.mozilla.org/pt-BR/firefox/new/ e clique no botão Baixar Firefox onde será baixado um pacote no formato tar.bz2.
Acesse a pasta onde foi feito o download do pacote que geralmente é ~/Downloads e use o comando abaixo utilizando o comando sudo em uma janela de terminal para descompactar o pacote em /opt.
$ sudo tar -xjvf firefox-versão.tar.bz2 -C /opt
Agora mudamos o dono e grupo do diretório /opt/firefox para que o seu usuário padrão do sistema possa atualizar sempre quando uma nova atualização estiver disponível onde você será avisado pelo próprio navegador quando o mesmo estiver sendo utilizado através de um popup na tela.
$ sudo chown -R $USER:$USER /opt/firefox
Crie um link para o firefox em /usr/local/bin.
$ cd /usr/local/bin (este caminho deve está no seu PATH do sistema)
$ sudo ln -s /opt/firefox/firefox
Agora criamos um arquivo básico para ambientes gráfico tipo Desktop para que apareça o atalho no menu de programa usando um editor de texto ASCII puro que pode ser o gedit, mousepad, leafpad, nano e outros de sua preferência.
$ sudo nano -w /usr/share/applications/firefox.desktop
[Desktop Entry]
Version=1.0
Type=Application
Name=Firefox
Comment=Navegador Web da Raposa
Exec=firefox
Categories=Network
Icon=/opt/firefox/browser/chrome/icons/default/default32.png
Terminal=false
Salve o arquivo com o atalho CTRL+O e para sair CTRL+X.
Como atualizo o Firefox ?
Quando você inicia o Firefox automaticamente ele sempre verifica se há alguma atualização e em caso positivo, será exibido um popup na tela avisando sobre a mesma, basta então clicar neste popup para fazer a atualização.
Outra forma de verificar se há atualizações a qualquer momento ou instalar as mesmas também podem ser feito pelo menu do Firefox, item Ajuda, opção "Sobre o Firefox", logo abaixo do texto grande "Firefox Browser" clique no botão que foi criado com o dizer "Atualizar para nº da versão" onde será baixado as atualizações que normalmente leva poucos segundos e após reiniciar o Firefox, você estará utilizado a nova versão dele sendo bem melhor que baixar o pacote completo e depois ter que descompactar o mesmo.
Observação:
Pronto, Firefox instalado, mas caso você tenha instalado em seu sistema também o Firefox do repositório da sua distro, convém testar antes o Firefox que foi baixado para ver ser ele funcionará ou seja que não haja nenhuma dependência de libs, e funcionando perfeito, você já pode remover o Firefox do seu repositório.
Nenhum comentário:
Postar um comentário