quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Colocando o clamav no sendto do thunar


Nesta dica pressuponho que você já tenha o clamav instalado e configurando corretamente e que você saiba como utilizar as opções de uso do mesmo.

Na pasta /usr/share/Thunar/sendto/ crie o arquivo  clamav.desktop com o conteúdo: 

[Desktop Entry] 
Version=1.0 
Type=Application 
Encoding=UTF-8 
Name=Clamav anti virus 
Exec= xterm -hold -fn 10x20 -e clamscan --bell -i -r  --verbose -l  /tmp/clamav.log %F 
Icon=clamav24.png 


Nota 1:

Você pode escanear um arquivo, uma seleção de arquivos ou selecionar pastas e arquivos  juntos, sendo exibido os nomes de todos os arquivos escaneados e os nomes dos arquivos infectados. Os arquivos infectados terá no final do nome dele a palavra FOUND

Esta linha de comando do clamav não remover os arquivos infectados, apenas detecta os arquivos infectados caso existirem e caso ache algum arquivo infectado, você deve abrir uma janela de terminal e na linha de comando do clamscan usar opções para excluir o arquivo infectado ou mover o mesmo para quarentena caso o arquivo seja muito importante pois pode ser tratar de um falso positivo.
O clamav não limpar arquivos infectados embora possa detectá-los, ele apenas detecta e os excluir ou move o mesmo para uma pasta conforme as opções usadas por você.

Nota 2:
Achando um ou mais arquivos infectado você pode abrir o arquivo /tmp/clamav.log com um editor de texto e localizar todas as ocorrências da palavra FOUND, ou usar um filtro com o cat e grep.

A opção -hold é uma opção do xterm que não finaliza a janela ou seja não fecha a mesmo depois do termino do programa que foi configurado para ser carregado pela janela é sendo obrigatório o seu uso nesta linha de comando, para ver ser foi encontrado algum vírus sem precisar consultar o arquivo de log.

Todas as verificações do clamscan será sempre adicionada no final do arquivo /tmp/clamav.log, estando cada uma delas separadas uma das outras.

Você deve especificar um ícone existente no seu sistema para usar no arquivo clamav.desktop; no caso da distro ubuntu e derivados a partir de /usr/share/icons/gnome , já pra que usa o Slackaware pode ser de qualquer pasta do sistema, deste que entre com o caminho completo.

Você pode criar outros atalhos para o sendto, usando o comando cp, ffmpeg, convert e outros sem precisar especificar uma janela de terminal para isto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário